Equiprotec - Ligações ao ferro da estrutura
A ligação ao ferro da estrutura dos pilares é recomendada pelas normas em vigor, sendo essencial para garantir os melhores valores da resistência de terra e para efetuar a correta equipotencialização do edifício
As redes de terra assumem um papel fulcral no funcionamento eficiente dos sistemas de proteção de pessoas e bens, razão pela qual deve ser objeto de um dimensionamento e execução com o máximo rigor.
A ligação ao ferro da estrutura dos pilares é recomendada pelas normas em vigor, sendo essencial para garantir os melhores valores da resistência de terra, bem como para efetuar a correta equipotencialização do edifício. Os métodos normalmente utilizados para efetuar esta ligação são as ligações por aperto mecânico ou soldaduras aluminotérmicas.
A ligação por aperto mecânico, para além de não proporcionar uma conexão eficaz, poderá originar fenómenos de par galvânico se não for executada com recurso a ligadores bimetálicos.
O processo de soldadura aluminotérmica de condutores de cobre ou aço cobreado ao ferro da estrutura é tecnicamente a melhor solução. No entanto consiste num processo complexo e difícil de ser executado de forma correta.
Na prática, constatamos diariamente que estas ligações ou não são realizadas corretamente ou são executadas com materiais impróprios ou não aconselháveis.
A solução Equiprotec
É neste sentido que a Infocontrol apresenta ao mercado as novas peças de ligação “EQUIPROTEC”. Trata-se de uma ligação pré-fabricada, constituída por condutor plano ou redondo em aço cobreado e ferro de Ø16mm ligados entre si por soldadura aluminotérmica.
Com a nova solução EQUIPROTEC, ligar o anel de terras ao ferro da estrutura de forma eficiente tornou-se um processo extremamente simples e rápido de executar, eliminando a necessidade de realizar soldaduras aluminotérmicas do condutor ao ferro.

