Logotipo Infocontrol

Iluminação para Heliportos

Soluções completas para iluminação de heliportos, de acordo com o ICAO e FAA

Um heliporto pode adoptar diversos tipos de configurações, em função da sua finalidade (privado, público, militar, hospital, entre outras)  e localização (zona aberta, topo de um edifício, ponto com elevada altitude, entre outras). É constituído normalmente por uma Área de Toque – Touchdown and Lift-Off area (TLOF), uma área Área de Pouso ou Decolagem – Final Approach and Take-Off area (FATO) e uma Área de Segurança ou Periférica. A área  de toque deverá ser dotada de um sistema de iluminação eficiente, de forma  a que o heliporto possa ser utilizado com segurança durante a noite.

Um sistema de iluminação completo para heliportos deve ainda contar com iluminação de perímetro, que deverá ser aplicada de forma equidistante, onde a distância entre luminárias deverá ser definida em função do tipo de heliporto e sua localização, de um sistema iluminação de aproximação à pista, HAPI, Beacon, manga de vento e sistema de iluminação de obstrução.

O controlo rigoroso do sistema, bem como do brilho das luminárias em função dos parâmetros definidos pelo ICAO Anexo 14 ou FAA é efetuado recorrendo a um quadro de comando, transformadores de isolamento, sistema de regulação de brilho (CCR) e mesa de comando. Só assim é possível alcançar a total performance do sistema, que irá garantir as operações das aeronaves em segurança durante o período noturno ou em condições de baixa visibilidade.

Soluções com alimentação elétrica

  • Sistemas de controlo
  • Sistemas de luzes
  • Reguladores de corrente
  • Transformadores de isolamento

Soluções com alimentação solar

Simples de instalar e praticamente sem necessidade de manutenção. Tudo isto estando em conformidade com os requisitos do ICAO  e FAA.

  • Luzes LED com alimentação solar
  • Mangas de vento iluminadas
  • Sistemas de controlo

Sistema de monitorização remoto

Monitorizar e manter sistemas de iluminação de balizagem aérea é uma atividade essencial que requer tempo, recursos e dinheiro. Geralmente os sistemas estão dispersos pelo país e é necessário ter colaboradores dedicados para levar a cabo esta atividade.

O Sistema de Monitorização Remota é um sistema complexo que inclui componentes de software que são executados tanto no aparelho (Smart Control Board) como na cloud (Telemetry Cloud Platform). O sistema reduz os custos operacionais e melhora significativamente a capacidade de monitorização do sistema.

Share on email
Share on print
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on google
Share on facebook
Share on twitter

    CONTACTE-NOS

    SUBSCREVA A NEWSLETTER

    Receba convites para seminários e eventos, notícias, artigos técnicos,  promoções, divulgação de novos produtos.

    Olá!

    Este conteúdo é exclusivo a utilizadores registados

    Newsletter

    Subscreva a nossa newsletter e receba convites para seminários e eventos, notícias, artigos técnicos, promoções, divulgação de novos produtos.