Iluminação de Heliportos
Soluções completas para iluminação de heliportos, de acordo com o ICAO e FAA
Um heliporto pode adoptar diversos tipos de configurações, em função da sua finalidade (privado, público, militar, hospital, entre outras) e localização (zona aberta, topo de um edifício, ponto com elevada altitude, entre outras). É constituído normalmente por uma Área de Toque – Touchdown and Lift-Off area (TLOF), uma área Área de Pouso ou Decolagem – Final Approach and Take-Off area (FATO) e uma Área de Segurança ou Periférica. A área de toque deverá ser dotada de um sistema de iluminação eficiente, de forma a que o heliporto possa ser utilizado com segurança durante a noite.
Um sistema de iluminação completo para heliportos deve ainda contar com iluminação de perímetro, que deverá ser aplicada de forma equidistante, onde a distância entre luminárias deverá ser definida em função do tipo de heliporto e sua localização, de um sistema iluminação de aproximação à pista, HAPI, Beacon, manga de vento e sistema de iluminação de obstrução.
O controlo rigoroso do sistema, bem como do brilho das luminárias em função dos parâmetros definidos pelo ICAO Anexo 14 ou FAA é efetuado recorrendo a um quadro de comando, transformadores de isolamento, sistema de regulação de brilho (CCR) e mesa de comando. Só assim é possível alcançar a total performance do sistema, que irá garantir as operações das aeronaves em segurança durante o período noturno ou em condições de baixa visibilidade.
Soluções com alimentação elétrica
- Sistemas de controlo
- Sistemas de luzes
- Reguladores de corrente
- Transformadores de isolamento
Soluções com alimentação solar
Simples de instalar e praticamente sem necessidade de manutenção. Tudo isto estando em conformidade com os requisitos do ICAO e FAA.
- Luzes LED com alimentação solar
- Mangas de vento iluminadas
- Sistemas de controlo
Sistema de monitorização remoto
Monitorizar e manter sistemas de iluminação de balizagem aérea é uma atividade essencial que requer tempo, recursos e dinheiro. Geralmente os sistemas estão dispersos pelo país e é necessário ter colaboradores dedicados para levar a cabo esta atividade.
O Sistema de Monitorização Remota é um sistema complexo que inclui componentes de software que são executados tanto no aparelho (Smart Control Board) como na cloud (Telemetry Cloud Platform). O sistema reduz os custos operacionais e melhora significativamente a capacidade de monitorização do sistema.
Referências
Heliporto do Hospital de Vila Franca de Xira
Heliporto de Arcos de Valdevez
Heliporto de Nisa
Heliporto do Hospital do Litoral Alentejano
Heliporto de Loulé
Heliporto do Hospital Pedro Hispano
Heliporto de Alfândega da Fé
Heliporto do Hospital de Santa Cruz – Carnaxide
Heliporto de Nisa
Sistema de iluminação de pista de acordo com o ICAO anexo 14 VOL II e sistema de Iluminação de obstrução aérea de acordo com a CIA 10/03 da ANAC.