Logotipo Infocontrol

Iluminação para Heliportos

Soluções completas para iluminação de heliportos, de acordo com o ICAO e FAA

Um heliporto pode adoptar diversos tipos de configurações, em função da sua finalidade (privado, público, militar, hospital, entre outras)  e localização (zona aberta, topo de um edifício, ponto com elevada altitude, entre outras). É constituído normalmente por uma Área de Toque – Touchdown and Lift-Off area (TLOF), uma área Área de Pouso ou Decolagem – Final Approach and Take-Off area (FATO) e uma Área de Segurança ou Periférica. A área  de toque deverá ser dotada de um sistema de iluminação eficiente, de forma  a que o heliporto possa ser utilizado com segurança durante a noite.

Um sistema de iluminação completo para heliportos deve ainda contar com iluminação de perímetro, que deverá ser aplicada de forma equidistante, onde a distância entre luminárias deverá ser definida em função do tipo de heliporto e sua localização, de um sistema iluminação de aproximação à pista, HAPI, Beacon, manga de vento e sistema de iluminação de obstrução.

O controlo rigoroso do sistema, bem como do brilho das luminárias em função dos parâmetros definidos pelo ICAO Anexo 14 ou FAA é efetuado recorrendo a um quadro de comando, transformadores de isolamento, sistema de regulação de brilho (CCR) e mesa de comando. Só assim é possível alcançar a total performance do sistema, que irá garantir as operações das aeronaves em segurança durante o período noturno ou em condições de baixa visibilidade.

Soluções com alimentação elétrica

  • Sistemas de controlo
  • Sistemas de luzes
  • Reguladores de corrente
  • Transformadores de isolamento

Soluções com alimentação solar

Simples de instalar e praticamente sem necessidade de manutenção. Tudo isto estando em conformidade com os requisitos do ICAO  e FAA.

  • Luzes LED com alimentação solar
  • Mangas de vento iluminadas
  • Sistemas de controlo

Sistema de monitorização remoto

Monitorizar e manter sistemas de iluminação de balizagem aérea é uma atividade essencial que requer tempo, recursos e dinheiro. Geralmente os sistemas estão dispersos pelo país e é necessário ter colaboradores dedicados para levar a cabo esta atividade.

O Sistema de Monitorização Remota é um sistema complexo que inclui componentes de software que são executados tanto no aparelho (Smart Control Board) como na cloud (Telemetry Cloud Platform). O sistema reduz os custos operacionais e melhora significativamente a capacidade de monitorização do sistema.

Referências

Heliporto do Hospital de Vila Franca de Xira

Heliporto de Arcos de Valdevez

Heliporto de Nisa

Heliporto do Hospital do Litoral Alentejano

Heliporto de Loulé

Heliporto do Hospital Pedro Hispano

Heliporto de Alfândega da Fé

Heliporto do Hospital de Santa Cruz – Carnaxide

Heliporto de Nisa

Sistema de iluminação de pista de acordo com o ICAO anexo 14 VOL II e sistema de Iluminação de obstrução aérea de acordo com a CIA 10/03 da ANAC.

Share on email
Share on print
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on google
Share on facebook
Share on twitter

    CONTACTE-NOS

    SUBSCREVA A NEWSLETTER

    Receba convites para seminários e eventos, notícias, artigos técnicos,  promoções, divulgação de novos produtos.

    Newsletter

    Subscreva a nossa newsletter e receba convites para seminários e eventos, notícias, artigos técnicos, promoções, divulgação de novos produtos.