Logotipo Infocontrol

Sensores radar

Medição de distâncias e de velocidade relativa de objetos

A nova série de sensores radar desenvolvida pela Baumer permite a medição de distâncias a objetos superior às que são possíveis com outras tecnologias. Além da medição de distâncias, podem também efetuar a medição da velocidade relativa do objeto detetado.

  • Medições precisas nas condições mais extremas
  • Sensor radar compacto com beam muito estreito
  • Medição fiável de distâncias até 40 metros, mesmo em condições ambientais agressivas e coberto de sujidade
  • – Adequado para temperaturas reduzidas (-40ºC)
  • Desenhado para as condições mais exigentes (IP68/IP69K e com proTect+)
Sensores industriais radar

O sensor da Baumer é baseado na tecnologia “Frequency Modulated Continuous Wave (FMCW)”. Aqui a frequência é constantemente modulada numa pequena gama. Assim que o sinal é refletido por um objeto, é possível medir a distância e a velocidade desse objeto através da comparação de frequências.

O sensor tem um beam cónico muito estreito, permitindo a deteção de objetos a longa distância mesmo com dimensões reduzidas, sem a interferência de outros objetos na proximidade.

Sensores industriais radar

Medição de distâncias a objetos planos ou redondos

Para objetos planos é muito importante que o desvio da superfície não seja maior que metade do ângulo de abertura. Isto para assegurar que o beam radar refletido pela superfície segue na direção de volta ao sensor para uma correta deteção. Objetos redondos têm a vantagem de serem simétricos em todas a sua superfície, facilitando o alinhamento, pois acabam por sempre refletir parte do beam de volta para o sensor. No entanto, comparado com um sensor plano com dimensões semelhantes, a força do sinal do beam refletido por objeto redondo é inferior.

Sensores industriais radar

Medição de distâncias através de cobertura

Os beams radar podem penetrar alguns materiais (tais como plástico), mesmo que não sejam totalmente transparentes. Por exemplo, é possível medir através de folhas de plástico escuras. Uma pequena porção do beam será refletido por essa cobertura; no entanto, por algoritmo interno com teach-in associado, é possível ajustar o perfil dessa reflexão e desta forma o sensor ignorá-la e apenas considerar as reflexões para lá da cobertura, como se a cobertura não existisse.

sensores industriais radar

Barreira radar para a mais fiável deteção de objetos

Existe igualmente disponível versão com operação similar a uma barreira de infravermelhos. Através de um algoritmo teach-in especial, é configurada a posição do refletor. Se um objeto interromper essa linha de vista entre o sensor e o refletor, a saída do sensor fica ativada. A vantagem desta configuração é que não é necessária a reflexão por parte do objeto, podendo assim ser detetado todo o tipo de objetos, independentemente do formato dos mesmos ou se trate de material que não reflita de todo o radar.

Aplicações típicas de sensores radar

  • Posicionamento das rodas e medição do veículo em centros de lavagem auto
  • Deteção da posição em guindastes e gruas
  • Posicionamento e inspeção em tapetes transportadores
  • Deteção e posicionamento de grandes objetos móveis (ex. comboios)
  • Medição de distância à estrada ou ao pavimento
Share on email
Share on print
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on google
Share on facebook
Share on twitter

CONTACTE-NOS

SUBSCREVA A NEWSLETTER

Receba convites para seminários e eventos, notícias, artigos técnicos,  promoções, divulgação de novos produtos.

Newsletter

Subscreva a nossa newsletter e receba convites para seminários e eventos, notícias, artigos técnicos, promoções, divulgação de novos produtos.