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Contadores de energia para a Ferrovia

Soluções de Medição de Energia a Bordo

A gestão de energia no setor ferroviário envolve um sistema de medição de energia a bordo (EMS) e um sistema de recolha de dados no solo (DCS). Estes sistemas permitem que os operadores ferroviários efetuem a gestão do custo da energia para cada comboio com base em medições reais, precisas e controladas de acordo com o regulamento (UE) 2018/868. As soluções de medição de energia a bordo da LEM contribuem para a evolução das redes ferroviárias e respondem à procura de gestão e otimização de custos de energia nos transportes ferroviários.

contador de energia para a ferrovia

TEMA4G

Medição de energia e comunicação numa única solução

O TEMA4G combina o medidor de energia a bordo EM4TII+ da LEM – já disponível e a funcionar em muitos comboios – com um modem industrial que oferece conectividade 4G e GPS. Através da sua interface web, o sistema permite que os utilizadores acedam a perfis de carga detalhados, bem como a vários parâmetros do sistema.

Cumpre todas as normas ferroviárias de vibração, choque, proteção contra incêndio e compatibilidade eletromagnética. O TEMA4G é perfeito não só para novos projetos, mas também para grandes projetos de modernização. 

Adequado para operadores ferroviários de todas as dimensões, o TEMA4G permite realizar a transição para uma melhor monitorização, gestão e otimização de energia.

Principais Características do TEMA4G

  • Opera em temperaturas entre -40°C e +85°C
  • Suporta redes ferroviárias AC e DC
  • Em conformidade com a EN 50463:2017
  • 4 canais de entrada para medição de sinais AC e DC de qualquer rede de tração existente (600V DC a 3kV DC, 15kV AC 16,7Hz, 25kV AC 50Hz)
  • Precisão < 0,5R de acordo com a EN 50463-2
  • Compatível com EMV-06 EMC
  • Formatação de Dados Compilados de Faturação de Energia (CEBD)
  • Disponível ligação para GPS (NMEA)
  • Antena 2G/4G
  • Configuração via porta Ethernet
  • Conector RJ45 codificado em D, fixado na caixa
  • Endereço IP fixo (por padrão: 10.63.255.117) ou DHCP
  • Interface web protegida por senha.
  • Suporte até 2 minutos para o envio completo dos dados
  • Alerta enviado via modem
contador de energia a bordo em4tii

EM4TII - Contador de energia a bordo

EM4T II (Energy Meter For Traction) - a segunda geração de medidores universais de energia a bordo para todas as redes ferroviárias internacionais

A LEM atualizou a segunda geração de medidores universais de energia para unidades de tração elétrica com autorização para faturamento: a série EM4T II.

Na sua versão básica monofásica, o contador de energia EM4T II pode ser utilizado em todas as redes ferroviárias existentes (600V a 3000V DC, 15kV / 16,7Hz e 25kV / 50Hz AC). É um medidor de energia multi-rede capaz de medir correntes CA e CC e, portanto, pode ser usado para tráfego transfronteiriço.

O EM4T II+ está em conformidade com os requisitos das normas EN 50463-x:2017 e EN 50155 para medição e uso a bordo. O EM4TII está em conformidade com a EN 50463-x:2012 e estará disponível para projetos e reparos em andamento. As variáveis de entrada (corrente e tensão) são conectadas aos circuitos de medição da série EM4T II via entrada diferencial projetada para conexão de todos os transdutores/transformadores de corrente e tensão atualmente disponíveis no mercado.

Os valores de energia são coletados e armazenados em perfis de carga (Dados CEBD). As gravações de dados medidos contêm detalhes como data, hora, eventos como mudança de rede, números de trem, frequência… O EM4T II está disponível na classe de precisão 0,5R.

Principais Características do EM4TII

  • Precisão <0,5R de acordo com a EN 50463-2
  • Pode ser utilizado com fontes de alimentação (24V e 110V DC nominal)
  • 4 canais de entrada para medição de sinais AC e DC de qualquer rede de tração existente (600V DC a 3kV DC, 15kV AC 16,7Hz, 25kV AC 50Hz)
  • Registo de dados de acordo com a EN 50463-x: EM4TII 2012 / EM4TII+ 2017
  • Medição da energia ativa e reativa consumida e regenerada
  • Prazo para armazenar os perfis de carga entre 1 a 15 minutos
  • Interface tipo RS232, RS422 ou RS485 para comunicação de dados (via modem ou local  – protocolo IEC 62056-21)
  • Entrada para recetor GPS (opcional)
  • IP 65

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