Logotipo Infocontrol
MENUMENU

Redes de Terras

Sistema fundamental para qualquer instalação elétrica, permite o escoamento de correntes indesejáveis ao sistema elétrico.

As redes de terra assumem um papel fundamental no funcionamento eficiente dos sistemas de proteção de pessoas e bens, razão pela qual deve ser objeto de um dimensionamento e execução com o máximo rigor. São a base de uma instalação elétrica, permitindo o escoamento de correntes indesejáveis ao sistema elétrico, provocadas por diferenças de potencial entre dois pontos, e garantem a segurança das pessoas, ao permitir tensões de passo e toque inferiores aos valores tolerados pelo corpo humano.


Devido à sua importância, cada sistema implica a intervenção do projetista eletrotécnico nos trabalhos de conceção do edifício e a intervenção do instalador no estado inicial da realização dos trabalhos de construção civil. O valor da resistência de terra deve satisfazer os requisitos estabelecidos pela lei em vigor. Contudo, a minimização do valor de resistência de terra não deve ser conseguida a todo o custo.

Condutores inapropriados ao tipo de solo e a adoção de materiais para melhoramento de terra inadequados podem provocar a aumento significativo da corrosão dos metais, que levam à redução da longevidade da instalação elétrica e por consequência ao aumento do valor de resistência de terra para valores inaceitáveis. 

Tipos de Elétrodo de Terra

Elétrodos em vareta SPDA

Elétrodo em vareta ou piquet

Os elétrodos de terra em vareta assumem um papel fulcral nas redes de terra, sendo desta forma fundamental que se faça uma correta seleção dos materiais e tamanhos a utilizar. Os elétrodos podem ser constituídos por aço galvanizado, aço inox ou aço cobreado.

A Infocontrol disponibiliza elétrodos constituídos por um núcleo de aço revestido por uma camada de cobre eletrolítico. Esta particularidade confere aos nossos elétrodos uma garantia de elevada resistência à corrosão e a forças de tração até 600N/mm2, permitindo desta forma a instalação em profundidade, podendo a mesma ser aumentada através da utilização de uniões que permitem efetuar a junção de vários elétrodos.

O revestimento de cobre eletrolítico de 250μm em todos os pontos do elétrodo garante-lhe uma durabilidade estimada
superior a 30 anos.

Elétrodo em chapas de terras

Em instalações onde não seja possível efetuar a instalação de elétrodos em profundidade, poderá recorrer-se à instalação de chapas de terra enterradas na horizontal. Também estas chapas podem ser constituídas por aço galvanizado, aço inox, cobre ou aço cobreado.

Tendo em conta o conceito de custo-benefício, aconselhamos a utilização de chapas em aço cobreado, que lhes garante elevada resistência à corrosão.

As chapas em aço cobreado com dimensões de 1000mm x 1000mm x 3mm de espessura são fornecidas com 4 furos de Ø12mm, o que permite a ligação ao condutor de terra de forma simples, através de conetor do tipo KS.

 

Elétrodo em chapa SPDA
Elétrodo em grafite SPDA

Elétrodo em grafite

Este elétrodo é constituído no seu interior por uma vareta de 5/8’’ e 250mm de espessura, complementada por uma camada de um compósito de grafite no seu exterior.

Os minerais adotados reduzem as flutuações do valor de resistência de terra, garantindo uma elevada longevidade e uma ótima condutividade devido à sua composição com materiais inertes e propriedades higroscópicas. Comparado com as tradicionais varetas em aço cobreado, o elétrodo de grafite apresenta uma vida útil dez vezes superior. Em torno da grafite é ainda aplicado um ativador composto por sais minerais que vai originar uma reação química que acelera o processo de adaptação ao solo.

Assim, a própria natureza do elétrodo, as suas dimensões e o condutor envolvente quase não necessitam de qualquer tipo de manutenção, quando em comparação com os sistemas comuns.

Esta solução deverá ser utilizada em terrenos com níveis de corrosão superiores ao normal ou em zonas com elevado valor de resistividade do solo.

Os elétrodos de grafite de elevado desempenho são uma solução cada vez mais utilizada, que veio revolucionar e modernizar as tradicionais redes de terra, tendo em conta a sua ótima relação custo-benefício e a sua fácil instalação. Tudo isto recorrendo a materiais amigos do ambiente.

As ligações equipotenciais são fundamentais para garantir a segurança das instalações elétricas e das pessoas, limitando tensões de passo e toque perigosas para o corpo humano. Permitem ainda reduzir diferenças de potencial que podem conduzir à circulação de correntes perigosas, bem como a elevação de campos magnéticos.

A solução EQUIPROTEC da Infocontrol, uma ligação pré-fabricada, permite ligar o anel de terras ao ferro da estrutura de uma forma extremamente simples.

Grande parte da viabilidade do sistema de proteção contra descargas atmosféricas passa pela correta escolha dos condutores, uma vez que têm a função de escoar a corrente proveniente de uma descarga atmosférica pelo interior ou pelo exterior dos edifícios até à rede de terras. Tanto os condutores de baixada, como os condutores que constituem a rede de terras necessitam de ser robustos o suficiente para que ao longo do tempo não sofram danos que irão diminuir a sua principal característica, ou seja, a condução eficaz da corrente elétrica.

Tal como os captores, também os acessórios estão sujeitos aos fatores ambientais e funcionais, tendo ainda de ser interligados com todos os outros componentes, tornando o sistema homogéneo. Tendo em conta as novas tendências da arquitetura moderna, também os fatores estéticos assumem extrema relevância.

A Infocontrol apresenta uma gama completa de acessórios para todos os tipos de sistemas de proteção contra descargas atmosféricas e redes de terras, dotada de acessórios de variados materiais e formas de aplicação, de acordo com a EN 62305 e EN 62561.

As soldaduras aluminotérmicas são a solução indicada para obter ligações com qualidade superior em redes de terra. A Infocontrol dispõe de soldaduras para realizar todo o tipo de ligações entre cobre, ferro, aço, bronze e latão.

A Infocontrol dispõe de várias soluções para melhoramento do valor de resistência de terra.

A Infocontrol tem uma gama de equipamentos específicos para medição dos valores de terra da marca Fluke.

Artigos Técnicos

CONTACTE-NOS

SUBSCREVA A NEWSLETTER

Receba convites para seminários e eventos, notícias, promoções, divulgação de novos produtos.