Segurança para Residências Sénior
Proteção de idosos e prevenção de desaparecimento em Lares de Terceira Idade
As Residências Sénior e Lares de Terceira Idade têm sobre os seus ombros a grande responsabilidade de cuidar de pessoas idosas, muitas vezes debilitadas ou incapacitadas. São uma constante as notícias relativas a desaparecimentos de idosos em lares, normalmente associados a casos de doenças mentalmente incapacitantes, como a doença de Alzheimer.
Indo ao encontro desta problemática, a Infocontrol detém uma solução para prevenir a fuga/ desaparecimento destas pessoas de instituições que têm como missão a sua proteção e cuidado.
As nossas soluções de segurança para residências sénior e lares de 3.ª idade notificam automaticamente o pessoal de enfermagem para situações de alarme ou perigo, conseguindo-se assim aumentar a segurança dos pacientes e a eficiência dos profissionais de saúde.
A solução Elpas equipa cada residente que necessite com uma pulseira eletrónica de tripla tecnologia, que notifica imediatamente a enfermeira sempre que um paciente se aproxima de uma área não segura e pré-definida. A localização do paciente é comunicada em tempo real às enfermeiras e a porta mais próxima do paciente é automaticamente fechada.
Principais características do sistema
O sistema Visonic para localização de pessoas é uma solução completa de segurança para residências seniores e lares de 3.ª idade que permite o controlo em tempo real dos movimentos de visitantes e residentes, através do controlo eletrónico de certas portas, ao mesmo tempo que evita que pacientes muito idosos ou que sofram de doenças incapacitantes circulem fora das áreas protegidas.

Modo de funcionamento
- Opção 1: Configurar o sistema para fechar a porta protegida e/ou despoletar um alarme, caso um utente se encontre próximo da porta.
- Opção 2: Configurar o sistema para despoletar um alarme quando um paciente se aproxima de uma porta aberta
Esta linha de equipamentos é líder em Portugal nas soluções anti-rapto de crianças, já implementada em diversos hospitais do país com enorme sucesso. A forma de controlo é muito simples e idêntica em ambas as soluções: é atribuída uma pulseira com um transmissor ao utente e se, estiver perto de uma porta de utilização não autorizada o sistema irá despoletar um alarme visual e sonoro.