Sistemas de proteção contra descargas atmosféricas
Para-raios
Os Sistemas de Proteção contra Descargas Atmosféricas têm tido uma evolução tecnológica de grande relevo, o que inclusivamente originou a revisão da norma Portuguesa NP 4426, bem como a introdução de uma nova nova norma Angolana, a NA 33/2014. A Infocontrol, acompanhando este desenvolvimento, incluiu na sua oferta novas soluções e tecnologias.
- Para-raios ionizante
- Para-raios com dispositivo de teste remoto
- Contador de descargas
Gaiolas de Faraday
A Gaiola de Faraday é composta por um emalhado de condutores que envolvem toda a estrutura a proteger, complementada com vários captores e múltiplas baixadas que se interligam com a rede de terra. As soluções da Infocontrol garantem o cumprimento dos elevados padrões internacionais de qualidade e facilidade de montagem, permitindo a redução do tempo de instalação.
Sistema de proteção híbrido
solução de proteção híbrida combina o sistema de proteção clássico através de Gaiola de Faraday com o sistema de para-raios ionizante. Conseguimos desta forma tirar partido das vantagens de cada uma das tecnologias, maximizando a proteção das instalações e de quem as utiliza.
Sistema de proteção isolado
A Infocontrol dispõe de uma solução revolucionária para as baixadas dos sistemas de proteção contra descargas atmosféricas: o Cabo ISODC é um condutor isolado, com elevada condutividade, que pode ser instalado tanto no exterior como no interior do edifício.
Detetor de trovoadas
O sistema de deteção de trovoadas TITAN II é composto por um sensor de medição de campo e uma consola de monitorização. O sensor instalado no exterior deteta a variação do campo eletromagnético que se forma antes da ocorrência de uma descarga atmosférica. Os dados são enviados para a consola de monitorização instalada no interior, que em função do nível de alerta estabelecido, emite um alerta visual e/ou sonoro.
O novo regulamento, que entrou em vigor em 28 de fevereiro de 2022, obriga as empresas que pretendam registar-se para comercialização, instalação ou manutenção de SCIE (nos quais se inclui, desde 2020 (portaria 208/2020 as instalações de para-raios) a certificar os seus técnicos responsáveis, tendo de proporcionar formações específicas e acreditadas aos mesmos.
Assim, para efeitos da acreditação pela ANEPC – Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, os técnicos devem frequentar obrigatoriamente a Formação Geral e a Formação Específica referente ao equipamento e sistema para o qual se pretendem registar, (sendo indiferente a ordem pela qual realizam as respetivas formações). Neste caso concreto, deverão obter formação específica indicada para técnicos responsáveis pela comercialização, instalação ou manutenção dos equipamentos e sistemas de segurança contra incêndios em edifícios (SCIE): alínea k – instalações de para-raios.
Plataforma de registo de para-raios
Adquiriu e instalou um para-raios Ioniflash? Registe-o na nossa plataforma e obtenha as seguintes vantagens:
- A Infocontrol irá alertá-lo quando chegar a altura de efetuar a manutenção do sistema de para-raios, de acordo com os requisitos da NP4426:2013.
- É uma forma de registo e controlo da garantia do equipamento.
- Permite-lhe criar a sua lista de referências.