Logotipo Infocontrol
MENUMENU

Correção do Fator de Potência

Reduza a sua fatura de energia

A energia reativa é parte integrante da fatura de energia elétrica das empresas, constituindo um encargo financeiro considerável.
O valor correspondente ao consumo de energia reativa pode, no entanto, ser eliminado da sua fatura.

Como?

Através da instalação de um sistema de correção do fator de potência.
O investimento num sistema deste tipo pode ser recuperado em poucos meses através da poupança em energia reativa.

Poupança correção de energia reativa

Poupança

Redução até 25% da fatura

ROI correção de energia reativa

ROI

Retorno sobre o investimento a partir de 6 meses

desempenho correção de energia reativa

Desempenho

Maximização da utilização da potência instalada

O que é a energia reativa

Enquanto a energia ativa é necessária para produzir trabalho, por exemplo, a rotação do eixo do motor, a reativa é essencial para produzir o fluxo magnético indispensável ao funcionamento dos motores, transformadores, etc.. Ou seja, fisicamente esta energia não produz trabalho mas “ocupa espaço” que poderia ser ocupado por energia ativa, aumentando as perdas nas redes de distribuição e nas instalações de utilização.

Como reduzir a energia reativa

Pode ser efetuada a compensação da energia reativa, através da instalação de um sistema de correção do fator de potência. A correção do fator de potência consiste em anular o consumo de energia reativa da rede através da sua geração por baterias de condensadores instaladas nas infraestruturas. A redução da energia reativa promove o bom funcionamento energético das instalações, maximizando o rendimento da potência instalada.

Como a Infocontrol pode ajudar

Enquanto a energia ativa é necessária para produzir trabalho, por exemplo, a rotação do eixo do motor, a reativa é essencial para produzir o fluxo magnético indispensável ao funcionamento dos motores, transformadores, etc.. Ou seja, fisicamente esta energia não produz trabalho mas “ocupa espaço” que poderia ser ocupado por energia ativa, aumentando as perdas nas redes de distribuição e nas instalações de utilização.

Aplicação móvel

Análise e aconselhamento

Através das faturas dos últimos 12 meses, ou com verificação das instalações* e respetiva análise da rede e dimensionamento do sistema de baterias mais adequado.

Assistência técnica Infocontrol

Instalação

Fornecimento e instalação das baterias de condensadores. Aplicação de soluções de elevada qualidade e adaptadas a todo o tipo de necessidades, com garantia até 5 anos.

Qualidade certificada

Manutenção

Serviços de manutenção de forma a manter o bom funcionamento do sistema

A Comar Condensatori é uma empresa Italiana especializada em soluções para correção de fator de potência. A Comar fabrica diversas soluções para baixa tensão. A Infocontrol, como distribuidora da Comar em Portugal, comercializa toda a sua gama de equipamentos para baixa tensão.

Compensação Automática:

Gama B15

Equipamentos para redes muito pouco poluídas (taxa distorção harmónica de corrente abaixo de 15 %). Condensadores Sobrevoltados a 450 V em cumprimento com todas as normas europeias. Potências até 1350 kVAr. Outras sobre consulta.

Gama B35

Equipamentos para redes pouco poluídas (taxa distorção harmónica de corrente abaixo de 25 %). Condensadores Sobrevoltados a 500 V em cumprimento com todas as normas europeias. Potências até 1350 kVAr. Outras sobre consulta.

Gama B50

Equipamentos para redes poluídas (taxa distorção harmónica de corrente abaixo de 35 %). Condensadores Sobrevoltados a 550 V em cumprimento com todas as normas europeias. Potências até 1350 kVAr. Outras sobre consulta.

Gama AAR/100

Equipamentos para redes poluídas com filtros harmónicos (189 hz e 138hz). Condensadores Sobrevoltados a 550 V em cumprimento com todas as normas europeias. Potências até 1350 kVAr. Outras sobre consulta.

Existem ainda as gamas com contactores estáticos (para tempos de comutação muito rápidos) e soluções de compensação fixa para motores e transformadores. Qualquer solução produzida pela Comar pode ser alterada para ir de encontro a especificações diferentes daquelas que constam nas soluções standard.

A Cydesa é uma empresa espanhola, fundada em 1976 que projeta, fabrica e distribui condensadores e equipamentos de correção de fator de potência em média e baixa tensão. 

A Cydesa criou a marca Masing de forma a ampliar a sua oferta ao mercado no setor da compensação de fator de potência. Estes equipamentos são fabricados e dimensionados segundo as normas em vigor. A Infocontrol é a distribuidora em Portugal de ambas as marcas.

Utilizando os condensadores Vishay, ambas as marcas apresentam ao mercado gamas bastante completas e para qualquer situação.

As gamas incluem as baterias Masing standard, com variadas potências e escalões com condensadores sobrevoltados a 440 V, que conseguem operar a 490 V continuamente durante 8 horas por dia. Para soluções com filtros harmónicos (189 hz e 138hz) está disponível a gama MasingFilt. Disponíveis para várias gamas de potência e com armários em poliéster ou aço galvanizado, as soluções Masing são ideais para qualquer instalação de baixa tensão. O seu relé varimétrico monofásico ou trifásico permitem uma regulação automática em pleno com registo de máximos e mínimos de diversos parêmetros como tensão e corrente para uma análise da rede.

A Cydesa e Masing também possibilitam a “personalização” dos seus equipamentos standard para soluções com especificações técnicas diferentes das usuais.

A Cydesa disponibiliza também equipamentos com contactores estáticos, condensadores prismáticos, uma gama premium com alarmes e sirenes e ainda os equipamentos de correcção de fator de potência By-pass.

Artigos Técnicos

CONTACTE-NOS

SUBSCREVA A NEWSLETTER

Receba convites para seminários e eventos, notícias, artigos técnicos,  promoções, divulgação de novos produtos.