Tipos de ligação
Gama completa de acessórios para todos os tipos de sistemas de proteção contra descargas atmosféricas
Tal como os captores, também os acessórios estão sujeitos aos fatores ambientais e funcionais, tendo ainda de ser interligados com todos os outros componentes, tornando o sistema homogéneo.
Tendo em conta as novas tendências da arquitetura moderna, também os fatores estéticos assumem extrema relevância.
A Infocontrol apresenta uma gama completa de acessórios para todos os tipos de sistemas de proteção contra descargas atmosféricas e redes de terras, dotada de acessórios de variados materiais e formas de aplicação.
Sabia que a conjugação de diferentes materiais é uma das maiores dificuldades nestes sistemas?
Saiba porquê!
A formação de pares galvânicos
Saber conjugar a ligação entre diferentes materiais é assim essencial para garantir a segurança dos sistemas de proteção.

Definição de par galvânico
Trata-se de um processo de corrosão eletroquímica, envolvendo a transferência de eletrões. Este tipo de reações ocorrem na presença de um ânodo, um cátodo e um eletrólito, normalmente a água, permitindo o movimento de iões.
A corrosão galvânica em redes de terra e em sistemas de proteção contra descargas atmosféricas é normalmente formada por materiais de natureza química diferente. Um exemplo muito comum é a ligação de um condutor de cobre ao ferro da estrutura.
Este fenómeno pode ser evitado utilizando ligadores
bimetálicos, que permitem a separação entre os dois
materiais através de um material não condutor.
Tipos de ligação

Ligadores de aperto mecânico
Gama completa de soluções de acordo com a EN 62305 e EN 62561, em todos os materiais: aço galvanizado, aço inox, bimetálicos.
Ligação menos eficiente, com menor superfície de contacto e maior probabilidade de quebra.
Ligadores por compressão
Gama completa de soluções de ligadores em cobre de acordo com a EN 62305 e EN 62561. Ligação exclusiva para cabos redondos e multifilares.

Soldaduras aluminotérmicas
Solução indicada para obter ligações com qualidade superior em redes de terra. Excedem os requisitos da norma IEEE Std 837 e permitem fazer todo o tipo de ligações entre cobre, ferro, aço, bronze e latão.