Logotipo Infocontrol
MENUMENU

Condutores

Grande parte da viabilidade do sistema de proteção contra descargas atmosféricas passa pela escolha correta dos condutores.

Grande parte da viabilidade do sistema de proteção contra descargas atmosféricas passa pela correta escolha dos condutores, uma vez que têm a função de escoar a corrente proveniente de uma descarga atmosférica pelo interior ou pelo exterior dos edifícios até à rede de terras. Tanto os condutores de baixada, como os condutores que constituem a rede de terras necessitam de ser robustos o suficiente para que ao longo do tempo não sofram danos que irão diminuir a sua principal característica, ou seja, a condução eficaz da corrente elétrica.

Tipos de materiais

Os principais tipos de condutores de que a Infocontrol dispõe encontram-se na tabela seguinte, onde se pode avaliar as suas características.

Tabela de condutores SPDA

Dentro desta gama de condutores aquele que apresenta mais problemas é o aço galvanizado, embora seja o mais económico por metro. A instalação deste tipo de material é aceitável ao ar, no entanto ao nível das redes de terra deverá apenas ocorrer quando não existe contacto direto com o solo, ou seja, embebido no betão, para reduzir a sua vulnerabilidade à corrosão, que reduz substancialmente a longevidade da instalação.

Aço cobreado SPDA

O Aço Cobreado

O aço cobreado constitui uma alternativa ao aço galvanizado, apresentando uma elevada resistência à corrosão, traduzindo-se numa solução de elevada fiabilidade para aplicação em sistemas de redes de terra e sistemas de proteção contra descargas atmosféricas. Representa uma elevada vantagem económica, quando comparado com os condutores de cobre tradicionais, sem comprometer a segurança da instalação.

Mais-valias do aço cobreado

 
  • Elevada resistência à corrosão;
  • Elevada resistência mecânica, pois os condutores têm um revestimento de 70μm de cobre através de um processo eletrolítico;
  • Solução mais económica;
  • Solução anti-roubo. O material não tem qualquer valor comercial, uma vez que o revestimento de cobre não pode ser separado do aço;
  • Possibilidade de substituição do condutor de cobre:
Cabo anti-roubo SPDA

Cabo "Anti-roubo"

O cabo anti-roubo é um condutor concêntrico nu formado por uma coroa externa de 16 fios de aço galvanizado, que protegem e ocultam os 3 fios internos de cobre estanhado. Esta característica torna este cabo numa solução ideal para aplicação em locais propícios ao roubo de cobre, uma vez que se trata de um cabo bastante difícil de cortar com ferramentas manuais. Um outro elemento dissuasor é o facto de ter filamentos magnéticos de aço no exterior, que ocultam os filamentos de cobre estanhado contidos no interior.

Artigos Técnicos

CONTACTE-NOS

SUBSCREVA A NEWSLETTER

Receba convites para seminários e eventos, notícias, promoções, divulgação de novos produtos.