+351 214 309 290

Transdutores de tensão e de corrente para Estações de Carregamento de Veículos Elétricos

Um dos maiores desafios do século 21 será descarbonizar o transporte tradicional, responsável por mais de 25% das emissões globais de CO2. Com uma frota de 157 mil veículos elétricos prevista para 2030, a infraestrutura de carregamento precisa de se expandir à mesma velocidade e, às vezes até antecipando o aumento do número de veículos elétricos. A LEM contribui ativamente para a implantação de estações de carregamento de veículos elétricos, fornecendo sensores e medidores de alta tecnologia, tornando as estações de carregamento mais fiáveis, seguras, acessíveis e inteligentes.

Modos de Carregamento

modos de carregamento de veiculos eletricos

Carregadores AC

Os carregadores AC, também conhecidos como Modo 2 (nível 1) e Modo 3 (nível 2) são dominantes no mercado. Este modo de carregamento permite carregar um VE diretamente através de uma tomada doméstica padrão, facilmente acessível a partir de uma garagem, pública ou privada. A tecnologia do carregador AC também é mais acessível devido a uma arquitetura elétrica menos complexa e mais compacta devido à ausência de etapas de conversão de energia, sendo portanto mais portátil. No entanto, sua principal desvantagem é a limitação de potência. Os carregadores AC fornecem uma potência entre 3,7 e 44 kW, mas essa capacidade de carga é limitada pela potência do transformador do veículo elétrico (OBC, On-Board Charger). Na verdade, as baterias dos veículos elétricos devem ser carregadas com uma corrente DC. É por isso que é colocado no interior do veículo um inversor AC/DC, de modo a alcançar essa conversão de energia. Assim, o tempo de carregamento de um VE pode variar entre 2 e 12 horas.

Carregadores DC

Os carregadores DC, também conhecidos como nível 3 ou carregamento rápido de corrente contínua (DCFC) convertem o AC da rede em DC antes de entrar no carro e carrega a bateria sem a necessidade de um inversor. Normalmente chamado de carregamento rápido de corrente contínua ou nível 3, ele opera em potências entre 25 e 350+ kW. Assim, a bateria do veículo elétrico EV pode  receber uma potência direta até 350kW, reduzindo significativamente o carregamento para 15 minutos.

Sensor de corrente de fuga

Sensor de corrente para o módulo de alimentação

transdutores lem para carregadores ve

Gama LEM de deteção de corrente residual para 6 mA DC / 30 mA AC em conformidade com a IEC 62752 e UL 2231.

  • Soluções compactas com versão monofásica e trifásica
  • Saída digital (barramento SPI) e analógica
  • Sinal de disparo, com opção de limite configurável via SPI 
  • Em conformidade com normas de grau industrial e automotivo.
Sensor de corrente para o módulo de alimentação

Ampla gama de sensores de corrente LEM para conversores de módulos de alimentação, que transformam Corrente Alterna em Corrente Contínua. Os conversores de potência são empilhados para aumentar a potência das estações de carregamento rápido DC, até 400kW. Em média, são colocados oito conversores. Em cada módulo de alimentação são necessários sensores de corrente para garantir o funcionamento do circuito de corrente, que regula a estabilidade e a potência dos inversores.

Veja também

Contadores de energia para estações de carregamento de veículos elétricos

contador de energia dc para estacoes de carregamento de veiculos eletricos

Inteligente e compacto, o Contador de Energia DC permite aos fornecedores de estações de carregamento de veículos elétricos oferecer aos utilizadores uma experiência semelhante a um “posto de combustível”, usando um display LCD para mostrar medições em tempo real, energia, alarmes e dados legais. Uma excelente solução para modernização e para novas estações de carregamento rápido DC de 25 a 400 kW.

    CONTACTE-NOS

    SUBSCREVA A NEWSLETTER

    Receba convites para seminários e eventos, notícias, artigos técnicos,  promoções, divulgação de novos produtos.

    Tel: (+351) 214 309 290

    Newsletter

    Subscreva a nossa newsletter e receba convites para seminários e eventos, notícias, artigos técnicos, promoções, divulgação de novos produtos.