Logotipo Infocontrol

Iluminação para Pistas de Aviação

Todas as soluções para instalação de um sistema eficiente de iluminação de pista em aeroportos e aeródromos

O projeto de execução de iluminação para um Aeródromo deve ser realizado de acordo com o ICAO Anexo 14 (International Civil Aviation Organization), e/ou com a FAA (Federal Aviation Administration). O sistema de iluminação pode adotar diversos tipos de configurações, em função da sua finalidade e categoria. É constituído normalmente por uma área de aproximação (Approach) uma área de pista (Runway), uma área de estacionamento (Taxiway) e uma área de controlo (Controlling area).

Aeroporto

Cada uma destas áreas deverá ser dotada de um sistema de iluminação eficiente, de forma a que o aeródromo possa ser utilizado com segurança em quaisquer condições: de dia, de noite, ou em períodos de baixa visibilidade.

O controlo do sistema, bem como do brilho das luminárias em função dos parâmetros definidos pelo ICAO Anexo 14, é efetuado recorrendo a um sistema de comando instalado na torre de controlo, sistema de regulação de brilho (CCR), transformadores de isolamento, fichas de primário e secundário, cablagem, etc.  Só assim é possível alcançar a total performance do sistema que irá garantir a operação das aeronaves em segurança em qualquer período.

Somos especialistas na conceção e fornecimento de soluções para a área da Aviação

Approach light para pistas de aviação_luzes de pista

Luzes de pista

Soluções completas para iluminação de pista, de acordo com o ICAO e FAA

Soluções funcionais e de elevada qualidade de luzes de pista e soluções de controlo das mesmas, sempre na vanguarda da tecnologia e com um elevado apoio e acompanhamento técnico transversal que vai desde a fase de projeto até à instalação e comissionamento.

– Soluções com lâmpadas de halogéneo ou LED

– Soluções com alimentação elétrica ou solar

Sistemas de controlo

De acordo com os requisitos ICAO e FAA para aeroportos até CAT III

  • Mesas de comando
  • Reguladores de corrente (CRC)
Regulador de corrente constante

Sistemas de luzes portáteis

O sistema de luzes portátil POLARIS foi concebido para ser utilizado como um sistema de iluminação temporário para aeroportos ou heliportos. As luzes do sistema POLARIS podem ser utilizadas como luminárias ou como parte de um kit de iluminação portátil para iluminação de pistas.

Transformadores de isolamento

Os transformadores de isolamento são utilizados nos circuitos série de iluminação de aeroportos para isolar eletricamente as luminárias da média tensão normalmente presente e para assegurar a continuidade do circuito no caso de falhas de lâmpadas.

transformador de isolamento para aviação
Fichas de secundário_Aviação

Fichas de primário e secundário

  • Fichas de primário: A ligação dos transformadores de isolamento aos cabos de potência requerem a utilização de fichas de ligação que possam ser aplicadas na terminação dos cabos em poucos minutos pelo instalador elétrico seguindo instruções ilustradas simples.
  • Fichas de secundário: A ligação do secundário dos transformadores de isolamento às luminárias é realizada através das fichas de secundário de dois polos. São aplicadas na terminação dos cabos em poucos minutos pelo instalador elétrico seguindo instruções ilustradas simples.

Algumas referências nacionais

Aeroporto Humberto Delgado | Lisboa

Aeroporto Sá Carneiro | Porto

Aeroporto João Paulo II | S. Miguel Açores

Aeroporto de Santa Maria

Aeródromo de Ponte de Sôr

Aeroporto da Madeira

Aeroporto de Porto Santo

Share on email
Share on print
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on google
Share on facebook
Share on twitter

CONTACTE-NOS

SUBSCREVA A NEWSLETTER

Receba convites para seminários e eventos, notícias, artigos técnicos,  promoções, divulgação de novos produtos.

Newsletter

Subscreva a nossa newsletter e receba convites para seminários e eventos, notícias, artigos técnicos, promoções, divulgação de novos produtos.