Redes de terra – Porquê pagar mais caro?
Este é o desafio que a Infocontrol lhe propõe. A utilização de condutores em aço cobreado veio revolucionar a forma como projetamos e executamos as redes de terra e os sistemas de proteção contra descargas atmosféricas.
Os condutores em aço cobreado consistem em condutores em aço com um revestimento eletrolítico de 70µm de cobre, o que lhes garante uma elevada resistência mecânica à corrosão, traduzindo-se assim numa solução fiável e robusta. Tudo isto a um custo bastante mais reduzido do que o das vulgares soluções em que se recorre à utilização dos condutores em cobre.
Sabia que a aplicação dos condutores em aço cobreado está de acordo com as normas em internacionais em vigor?
A aplicação desta solução apresenta-se de acordo com as recomendações das Normas Internacionais IEC 62305 e IEC 62561.
Ao olharmos para o exemplo da tabela abaixo verificamos que podemos substituir diretamente um condutor de cobre de 50mm2 por um varão de aço cobreado com 10 mm de diâmetro, se a aplicação for uma rede de terras, ou por um condutor de diâmetro 8mm em aço cobreado se aplicação for por exemplo uma Gaiola de Faraday.
Tabela de condutores de baixada – de acordo com a IEC 62351

Porquê a recomendação do uso da fita 30x3mm em aço cobreado?
A superfície de contacto do condutor é um fator essencial na constituição de uma rede de terras, devido ao efeito pelicular, fenómeno que traduz a concentração de corrente na superfície de um condutor.
Veja este exemplo:
Suponhamos um varão redondo de Ø8mm. Calculando o perímetro temos:
P=2πR=2π×4≈25mm
Utilizando agora a fita de 25x2mm, temos:
P=L1+L2+L3+L4=54=mm
Desta forma constatamos que a superfície de contacto da fita é superior à superfície de contacto do varão de Ø 8mm.
Os problemas com o roubo de cobre acabaram...
O Aço Cobreado traduz-se ainda numa excelente solução face à crescente preocupação relativa ao roubo dos condutores em cobre. Este condutor é constituído maioritariamente por aço, o que o torna logo à partida muito menos aliciante aos “amigos do alheio”. O facto do cobre não poder ser separado do aço faz com que o material não tenha qualquer valor comercial.
Aceite o nosso desafio! Venha visitar-nos e conte com aconselhamento da nossa equipa especializada na elaboração da sua rede de terras e do seu sistema de proteção contra descargas atmosféricas com condutores em aço cobreado.
