
PAPI | Precision Approach Path Indicator
Aplicações
O sistema PAPI dá ao piloto uma indicação visual positiva da posição da aeronave em relação à inclinação ideal para aproximação à pista.
Um sistema PAPI geralmente consiste em quatro unidades em linha, preferencialmente localizadas no lado esquerdo da pista; cada unidades está equipada com duas lâmpadas (ICAO Annex 14) ou três lâmpadas (ICAO Aerodrome Design Manual – NATO Stanag). Se necessário, pode ser instalada simetricamente uma segunda linha no outro lado da pista.
Cada unidade PAPI produz um feixe de luz, sendo a parte superior branca e a parte inferior vermelha, com uma transição nítida. Quando o piloto está a voar perto da zona de aproximação à pista, as duas unidades mais próximas da pista aparecem a vermelho e as outras duas aparecem a branco; se o piloto seguir ângulos maiores, o número de unidades brancas aumenta, enquanto que em ângulos inferiores, aumenta o número de unidades vermelhas.
Características Técnicas
- Lâmpadas com 1000 horas de vida útil em intensidade máxima, mas mais de 3000 horas em condições de funcionamento normal.
- Todas as unidades são idênticas e estão devidamente instaladas no local de acordo com o ângulo de inclinação específico.
- Instalação simples e rápida
- Armadura de alumínio com um painel frontal para a instalação de lentes e dois painéis internos para os filtros e refletores.
- Quatro colunas de suporte para garantir a estabilidade máxima, cada uma incluindo uma perna em alumínio com base frangível, para assegurar a frangibilidade da unidade em caso de impacto, e um sistema de fixação superior, que permite um ajuste preciso (± 30 mm) na regulação de elevação. As pernas estão disponíveis em diferentes comprimentos para compensar as diferenças de quota do terreno.
- Tampa superior de alumínio removível através de clips metálicos
- Um cabo de alimentação para cada lâmpada
- Vidro frontal de proteção opcional
- Índice de proteção: IP44
- Gama de temperaturas de funcionamento: -55°C a +55°C
- Instalação em plataforma de cimento através de sistema roscado ou de sistema de franges.
- Fornecido com um nível linear e um clinómetro para um ajuste preciso.
Conformidades
- ICAO: Annex 14 – Volume I para 5.3.5 e Aerodrome Design Manual – Part 4
- NATO: STANAG 3316