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A-PAPI | Heliport Precision Approach Path Indicator

Aplicações

O sistema A-PAPI dá ao piloto uma indicação visual positiva da posição do helicóptero em relação à inclinação ideal para aproximação ao heliporto.

Um sistema A-PAPI geralmente consiste em duas unidades preferencialmente localizadas na extensão da direção de aterragem, instaladas fora do heliponto. 

Cada unidade produz um feixe de luz, sendo a parte superior branca e a parte inferior vermelha, com uma transição nítida. Cada unidade está equipada com duas luminárias. Quando o piloto está a voar perto da zona de aproximação ao heliponto, a unidade da direita aparece a vermelho e a outra aparece a branco; se o piloto seguir ângulos maiores, ambas as unidades surgem a branco, enquanto que em ângulos inferiores, surgem a vermelho. 

Contudo, é possível definir diferentes layouts, dependendo das necessidades do local, incluindo a possibilidade de adotar um sistema PAPI com quatro unidades.

Características Técnicas

  • Lâmpadas com 1000 horas de vida útil em intensidade máxima, mas mais de 3000 horas em condições de funcionamento normal. 
  • Todas as unidades são idênticas e estão devidamente instaladas no local de acordo com o ângulo de inclinação específico. 
  • Instalação simples e rápida
  • Armadura de alumínio com um painel frontal para a instalação de lentes e dois painéis internos para os filtros e refletores. 
  • Quatro colunas de suporte para garantir a estabilidade máxima, cada uma incluindo uma perna em alumínio com base frangível, para assegurar a frangibilidade da unidade em caso de impacto, e  um sistema de fixação superior, que permite um ajuste preciso (± 30 mm) na regulação de elevação. As pernas estão disponíveis em diferentes comprimentos para compensar as diferenças de quota do terreno. 
  • Tampa superior de alumínio removível através de clips metálicos
  • Um cabo de alimentação para cada lâmpada
  • Vidro frontal de proteção opcional 
  • Índice de proteção: IP44
  • Gama de temperaturas de funcionamento: -55°C a +55°C
  • Instalação em plataforma de cimento através de sistema roscado  ou de sistema de franges. 
  • Fornecido com um nível linear e um clinómetro para um ajuste preciso. 

Conformidades

  • ICAO: Annex 14 – Volume I e Volume II 
  • NATO: STANAG 3619
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