Logotipo Infocontrol

Ioniflash Mach 60

Para-raios ionizante

Ioniflash Mach - Um para-raios ionizante inovador

Ioniflash Mach 60_Para-raios_SPDA

Nova versão:

O Ioniflash Mach é um para-raios inovador cujo elemento diferenciador e fundamental é a sua geometria, que permite melhorar significativamente o tempo de avanço à ignição.

Isto significa que o Ioniflash Mach tem a capacidade de antecipar a emissão do traçador ascendente na presença de um campo elétrico que precede uma descarga, permitindo assim a formação de um canal ionizado e um caminho para essa descarga. Chama-se a esta capacidade o tempo de avanço à ignição Delta T, sendo um dos principais parâmetros que determinam o raio de proteção.

O Ioniflash Mach está testado em laboratórios europeus com um Delta T = 135 µs e encontra-se em conformidade com as normas NP4426:2013, NFC17-102 e UNE21186.

  • Fiabilidade: Construído com materiais de elevada qualidade (aço inox 316L)
  • Tempo de avanço à ignição: De acordo com as normas NP4426:2013, NFC17102:2011 3 UNE21186:2011.
  • Teste de corrente: 200 kA na onda 10/350µs
  • Ensaio em condições de chuva: ≥ 97%, IEC 60060-1
  • Garantia: Com provas dadas no mercado, a nova versão do Ioniflash Mach 60 tem uma garantia de 10 anos.
  • O nosso compromisso: Continuar a proteger as suas instalações com um para-raios único, com provas dadas em termos de segurança e fiabilidade.

O que significa o Tempo de Avanço à Ignição?

Todos os sistemas de proteção contra descargas atmosféricas se baseiam nas características elétricas da formação do raio. Na eminência de uma descarga atmosférica é criado um elevado campo elétrico na periferia dos condutores ligados à terra, originando o efeito coroa. Da nuvem parte um traçador descendente que se propaga em direção ao solo. Este transporta cargas elétricas que vão ser responsáveis pelo aumento do campo elétrico. De acordo com o modelo eletrogeométrico, interessa que seja o para-raios o primeiro elemento a entrar em contacto com a esfera de influência do traçador descendente.

Neste caso, desenvolve-se um traçador ascendente que vai criar um canal ionizado por onde se fecha a corrente de descarga. Quanto mais cedo o para-raios emitir esse traçador ascendente, maior será o raio de proteção proporcionado pelo para-raios. Este é o princípio de funcionamento dos para-raios com avanço à ignição, também denominados de para-raios ionizantes.

A figura ilustra o modelo eletrogeométrico aplicado a um para-raios com avanço à ignição. Em torno do para-raios existe uma esfera fictícia com raio ΔL. Quando esta esfera fictícia encontra a esfera (do traçador descendente), estabelecem-se as condições para criar o canal ionizado e um caminho para a descarga atmosférica. A dimensão do raio D é determinada de acordo com o nível de proteção adotado. O nível de proteção é determinado através de um estudo que permite quantificar os riscos associados a uma descarga atmosférica direta na estrutura. A NF C 17-102 (1995) foi a primeira norma que estabeleceu este princípio, quantificando o raio de proteção associado a um para-raios ionizante. Atualmente existe um documento normativo português neste âmbito, a NP 4426:2013.

 

Cálculo do raio de proteção

A NP 4426:2013 estabelece o raio de proteção obtido com um para-raios com avanço à ignição. O raio de proteção de um Para-raios com Dispositivo de Ionização está ligado à sua altura (h) em relação à superfície a proteger, ao seu tempo de avanço de ionização e ao nível de proteção selecionado.

Onde:
Rp (h) (m) corresponde ao raio de proteção de uma dada altura h
h (m) é a altura da extremidade do PDI relativamente ao plano horizontal do ponto mais alto do objeto a proteger

    • r = 20 m para a proteção de nível I
    • r = 30 m para a proteção de nível II
    • r = 45 m para a proteção de nível III
    • r = 60 m para a proteção de nível IV

(m) ∆ = ∆T x 106

De acordo com a NP4426:2013 o cálculo do raio de proteção é efetuado com um tempo máximo de avanço à ignição de ∆T= 60μs. O raio de proteção do Ioniflash Connect, de acordo com a norma, é apresentado no quadro seguinte.

Outras soluções

Ioniflash Connect_Para-raios
Ioniflash Connect - Para-raios com dispositivo de teste
Contador de descargas_SPDA
I-Flash Report - Contador de descargas

CONTACTE-NOS

SUBSCREVA A NEWSLETTER

Receba convites para seminários e eventos, notícias, artigos técnicos,  promoções, divulgação de novos produtos.

Precisa de mais informações?

Preencha os seus dados e entraremos em contacto

Newsletter

Subscreva a nossa newsletter e receba convites para seminários e eventos, notícias, artigos técnicos, promoções, divulgação de novos produtos.