Logotipo Infocontrol
MENUMENU

Equiprotec - Ligações ao ferro da estrutura

A ligação ao ferro da estrutura dos pilares é recomendada pelas normas em vigor, sendo essencial para garantir os melhores valores da resistência de terra e para efetuar a correta equipotencialização do edifício

As redes de terra assumem um papel fulcral no funcionamento eficiente dos sistemas de proteção de pessoas e bens, razão pela qual deve ser objeto de um dimensionamento e execução com o máximo rigor. 

A ligação ao ferro da estrutura dos pilares é recomendada pelas normas em vigor, sendo essencial para garantir os melhores valores da resistência de terra, bem como para efetuar a correta equipotencialização do edifício. Os métodos normalmente utilizados para efetuar esta ligação são as ligações por aperto mecânico ou soldaduras aluminotérmicas.

A ligação por aperto mecânico, para além de não proporcionar uma conexão eficaz, poderá originar fenómenos de par galvânico se não for executada com recurso a  ligadores bimetálicos. 

O processo de soldadura aluminotérmica de condutores de cobre ou aço cobreado ao ferro da estrutura é tecnicamente a melhor solução. No entanto consiste num processo complexo e difícil de ser executado de forma correta.

Na prática, constatamos diariamente que estas ligações ou não são realizadas corretamente ou são executadas com materiais impróprios ou não aconselháveis. 

A solução Equiprotec

É neste sentido que a Infocontrol apresenta ao mercado as novas peças de ligação “EQUIPROTEC”. Trata-se de uma ligação pré-fabricada, constituída por condutor plano ou redondo em aço cobreado e ferro de Ø16mm ligados entre si por soldadura aluminotérmica. 

Com a nova solução EQUIPROTEC, ligar o anel de terras ao ferro da estrutura  de forma eficiente tornou-se um processo extremamente simples e rápido de executar, eliminando a necessidade de realizar soldaduras aluminotérmicas do condutor ao ferro. 

Equiprotec Infocontrol
Equiprotec Infocontrol

CONTACTE-NOS

SUBSCREVA A NEWSLETTER

Receba convites para seminários e eventos, notícias, artigos técnicos,  promoções, divulgação de novos produtos.

Fale connosco