Transdutores de tensão e de corrente para Estações de Carregamento de Veículos Elétricos
Um dos maiores desafios do século 21 será descarbonizar o transporte tradicional, responsável por mais de 25% das emissões globais de CO2. Com uma frota de 157 mil veículos elétricos prevista para 2030, a infraestrutura de carregamento precisa de se expandir à mesma velocidade e, às vezes até antecipando o aumento do número de veículos elétricos. A LEM contribui ativamente para a implantação de estações de carregamento de veículos elétricos, fornecendo sensores e medidores de alta tecnologia, tornando as estações de carregamento mais fiáveis, seguras, acessíveis e inteligentes.
Modos de Carregamento

Carregadores AC
Os carregadores AC, também conhecidos como Modo 2 (nível 1) e Modo 3 (nível 2) são dominantes no mercado. Este modo de carregamento permite carregar um VE diretamente através de uma tomada doméstica padrão, facilmente acessível a partir de uma garagem, pública ou privada. A tecnologia do carregador AC também é mais acessível devido a uma arquitetura elétrica menos complexa e mais compacta devido à ausência de etapas de conversão de energia, sendo portanto mais portátil. No entanto, sua principal desvantagem é a limitação de potência. Os carregadores AC fornecem uma potência entre 3,7 e 44 kW, mas essa capacidade de carga é limitada pela potência do transformador do veículo elétrico (OBC, On-Board Charger). Na verdade, as baterias dos veículos elétricos devem ser carregadas com uma corrente DC. É por isso que é colocado no interior do veículo um inversor AC/DC, de modo a alcançar essa conversão de energia. Assim, o tempo de carregamento de um VE pode variar entre 2 e 12 horas.
Carregadores DC
Os carregadores DC, também conhecidos como nível 3 ou carregamento rápido de corrente contínua (DCFC) convertem o AC da rede em DC antes de entrar no carro e carrega a bateria sem a necessidade de um inversor. Normalmente chamado de carregamento rápido de corrente contínua ou nível 3, ele opera em potências entre 25 e 350+ kW. Assim, a bateria do veículo elétrico EV pode receber uma potência direta até 350kW, reduzindo significativamente o carregamento para 15 minutos.
Sensor de corrente de fuga
Sensor de corrente para o módulo de alimentação

Gama LEM de deteção de corrente residual para 6 mA DC / 30 mA AC em conformidade com a IEC 62752 e UL 2231.
- Soluções compactas com versão monofásica e trifásica
- Saída digital (barramento SPI) e analógica
- Sinal de disparo, com opção de limite configurável via SPI
- Em conformidade com normas de grau industrial e automotivo.

Ampla gama de sensores de corrente LEM para conversores de módulos de alimentação, que transformam Corrente Alterna em Corrente Contínua. Os conversores de potência são empilhados para aumentar a potência das estações de carregamento rápido DC, até 400kW. Em média, são colocados oito conversores. Em cada módulo de alimentação são necessários sensores de corrente para garantir o funcionamento do circuito de corrente, que regula a estabilidade e a potência dos inversores.
Veja também
Contadores de energia para estações de carregamento de veículos elétricos

Inteligente e compacto, o Contador de Energia DC permite aos fornecedores de estações de carregamento de veículos elétricos oferecer aos utilizadores uma experiência semelhante a um “posto de combustível”, usando um display LCD para mostrar medições em tempo real, energia, alarmes e dados legais. Uma excelente solução para modernização e para novas estações de carregamento rápido DC de 25 a 400 kW.