Logotipo Infocontrol

Medidor de irradiação solar

Efetue as medições críticas necessárias para a instalação, manutenção e criação de relatórios de painéis solares ou sistemas fotovoltaicos

O medidor de irradiação solar Fluke IRR1-SOL foi concebido para simplificar a instalação, colocação em funcionamento e resolução de problemas em geradores fotovoltaicos. Permite a medição da irradiação, temperatura e inclinação de painéis solares numa única ferramenta portátil.

Fluke IRR1-SOL

O medidor de irradiação solar Fluke IRR1-SOL, com um design robusto e compacto, uma mala de transporte e proteção e um ecrã LCD de elevado contraste e de fácil leitura para ler medições sob a luz solar direta, é o primeiro produto solar da Fluke.

A interface de utilizador simples, as medições instantâneas de irradiação solar e o sensor de temperatura incorporado facilitam o cumprimento dos requisitos das normas IEC 62446 nos testes, documentação e manutenção de sistemas fotovoltaicos.

Além disso, a bússola integrada e o sensor de inclinação permitem medir e documentar rapidamente a orientação do telhado e do local, o alcance e a inclinação do painel durante a inspeção, instalação ou ajuste de uma instalação.

  • Medição da irradiação: o sensor monocristalino de alta precisão permite medições de irradiação instantâneas até 1400W/m2.
  • Medição de temperatura: utilizando um sensor de temperatura incorporado ou a sonda de temperatura com ventosa é possível medir a temperatura ambiente e a temperatura do painel.
  • Bússola integrada: medição e documentação da orientação do telhado ou do local.
  • Sensor de inclinação: medição da inclinação do telhado e do painel fotovoltaico durante a inspeção, a instalação ou o ajuste da instalação.
  • Transporte-o para qualquer lado: equipado com uma prática mala com uma alça para o ombro, permite a subida segura de equipamentos de escalada, mantendo as mãos livres.

Aplicações

  • Conceção e inspeção do sistema fotovoltaico: Para encontrar o rendimento solar esperado no local, determine o seu recurso solar tendo também em conta a sombra. O recurso solar é medido em horas de pico de sol: o número de horas por dia onde são gerados 1000 watts por metro quadrado do painel solar. A localização, a hora do dia, a estação e as condições meteorológicas influenciam as horas de pico de sol. Utilize o Fluke IRR1-SOL para determinar a irradiação solar real (watts/m2) e a sombra no local para desenvolver uma linha de base.
  • Medição: Assim que o sistema estiver instalado, certifique-se de que está a funcionar conforme concebido, medindo as respetivas características elétricas e a potência de saída real do painel. O desempenho de um painel fotovoltaico baseia-se na respetiva curva de tensão de corrente (IV). Utilize o IRR1-SOL juntamente com um multímetro digital ou uma pinça amperimétrica Fluke para calcular a curva IV da sua potência de saída.
  • Comparação e diagnóstico: Mesmo quando instalado corretamente, um sistema fotovoltaico pode não estar a gerar a produção elétrica esperada. Para que o sistema fotovoltaico produza a potência esperada, é importante garantir que o sistema está a receber a quantidade certa de energia solar para gerar tensão DC alimentada no inversor.
fluke irr1 medidor irradiacao solar

Irradiação

Faixa de medição0 a 1.400 W/m²
Resolução1 W/m²
Exatidão da medição± (5 % + 5 dígitos)

Incluído no kit

  • Medidor de irradiação solar
  • Sonda de temperatura externa com ventosa
  • Mala de transporte com alça para o ombro
  • 4 pilhas AA
Share on email
Share on print
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on google
Share on facebook
Share on twitter

    CONTACTE-NOS

    SUBSCREVA A NEWSLETTER

    Receba convites para seminários e eventos, notícias, artigos técnicos,  promoções, divulgação de novos produtos.

    Newsletter

    Subscreva a nossa newsletter e receba convites para seminários e eventos, notícias, artigos técnicos, promoções, divulgação de novos produtos.