Analisador solar multifunções
Solução multifuncional de testes para verificar o desempenho e a segurança de sistemas fotovoltaicos, e agilizar a criação de relatórios do cliente
Teste se os sistemas fotovoltaicos estão a funcionar com a potência ideal e em segurança com o verificador multifunções SMFT-1000 da Fluke com localizador de curvas I-V. Concebido para profissionais de sistemas fotovoltaicos que fornecem serviços de instalação, colocação em funcionamento e manutenção de sistemas que operam a 1000 V DC ou inferior, o SMFT-1000 constitui uma solução completa de testes fotovoltaicos em conformidade com as normas IEC/EN 62446-1. Através do software TruTest™ da Fluke, os dados de medição da instalação solar e os testes de colocação em funcionamento podem ser facilmente importados, organizados e analisados para criar relatórios sem esforço e sem ter de levar um computador portátil para o local.





Fluke SMFT-1000
- Solução de teste de sistemas fotovoltaicos tudo-em-um que cumpre as normas IEC 62446-1 para testes de categoria 1 e categoria 2
- Medição de tensão de circuito aberto (V) no módulo/string fotovoltaico até 1000 V DC
- Medição de corrente de curto-circuito (ISC) no módulo fotovoltaico/string até 20 A CC
- Os resultados da curva I-V no local comparam os dados da curva I-V do fabricante com os dados medidos no ecrã do analisador
- Compatível com o software de gestão de dados Fluke TruTest™
Recursos críticos de teste para inspeção de sistemas fotovoltaicos
Testes de segurança de sequência completa – IEC/EN 62446-1 Categoria 1
- Resistência do condutor de proteção (RLO)
- Tensão em circuito aberto, incluindo polaridade (VOC)
- Corrente de curto-circuito (ISC) ou corrente operacional com adaptador de pinça
- Resistência do isolamento (RINS)
ROI e teste de desempenho do sistema (teste de curva I-V de cadeia de módulos solares) – IEC 62446-1 Categoria 2:
- Localizador de curva PV I-V solar e software associado para análise, relatório e certificação e inclui análise de curva I-V e recursos de relatório
- Software informático – transferir, carregar, rever, analisar e imprimir resultados de testes
- Comunicação com IRR2-BT (irradiação solar, inclinação, temperatura)
- Comunicação com o computador

Medidor de irradiação sem fios: Não são necessários cabos
Para realizar medições precisas da curva I-V, são necessários dados de irradiância e temperatura em tempo real. O medidor de irradiância IRR2-BT incluído conecta-se via wireless ao SMFT-1000 para comunicar dados em tempo real, fornecendo as medições de curva I-V o mais precisas possível. Se a ligação sem fios for interrompida por algum motivo, o IRR2-BT continuará a registar dados durante até 17 horas, sendo possível compará-los posteriormente com os testes realizados com o SMFT-1000.
É uma chatice alterar a configuração dos cabos de teste constantemente sempre que se fazem testes diferentes. Com o sistema “Keep the Leads” da Fluke, perde-se menos tempo com a configuração e o utilizador comete menos erros durante o teste de sistemas fotovoltaicos. Agora pode fazer mais testes no terreno em menos tempo.
Ecrã colorido com interface integrada
As instruções no ecrã fornecem uma explicação simples dos testes
Mude o SMFT-1000 para o modo de teste automático para executar uma sequência automática de testes numa variedade de combinações:
- Com teste de isolamento ou sem teste de isolamento
- Teste IEC 62446-1 para Categoria 1 ou Categoria 1 e 2
- Teste IEC 62446-1 para Proteção Classe I ou Proteção Classe II


Resultados da curva I-V no local
Compare os dados da curva I-V do fabricante com os dados medidos instantaneamente
Ao fazer uma leitura da curva I-V no terreno, o SMFT-1000 exibirá a curva à medida que carrega nos dados de teste, em relação às especificações do módulo definidas pelo fabricante. Isso facilita a confirmação imediata das medições sem o uso de um PC ou tablet. Execute o teste de curva I-V em novas instalações para confirmar se estão a funcionar de acordo com as especificações do local ou para testar se os módulos ou strings existentes estão a funcionar de acordo com os níveis de desempenho esperados.
Registe as inspeções visuais e efetue a gestão dos dados com o software TruTest™
Para cumprir os regulamentos IEC referentes a inspeção visual de sistemas fotovoltaicos, o SMFT-1000 permite registar as observações diretamente na memória. Posteriormente, as informações podem ser descarregadas para o software TruTest™ e incorporadas ao relatório do projeto.
O TruTest™ permite a gestão de ativos solares, armazenamento de dados e geração de relatórios numa única plataforma. Esteja a analisar a eficiência do painel por meio de curvas I-V ou a testar a segurança do sistema através de testes de Categoria 1 em conformidade com a IEC 62446-1, uma adequada gestão de dados é fundamental para produzir relatórios fáceis de entender pelos clientes. O software TruTest™ permite que importe resultados de medição de uma forma rápida e simples diretamente de aparelho para o computador, organize e analise os dados, compare dados de ativos individuais com medições anteriores importadas e forneça um relatório abrangente e visual ao cliente.

Incluído no kit
- Mochila de ferramentas profissional Fluke SMFT-1000-BP
- Analisador fotovoltaico multifunções SMFT-1000
- Alça de transporte + mala de transporte
- Conjunto de fusíveis
- Cabo adaptador IRDA ótico para USB
- Adaptador de zero
- Medidor de irradiância solar sem fios IRR2-BT Pro
- Sonda de temperatura externa 80PR-IRR
- Suporte de montagem para módulo solar
- Pinça de corrente AC/DC i100 de 100 A
- Conjunto de íman TPAK
- Sonda de teste TP1000 com botão de teste remoto
- Conjunto de cabos de teste TL1000
- Conjunto de cabos de teste TL1000-MC4
- Cabo de teste na bobina TL1000/30M
- Conjunto do acoplador
- Pilhas AA (6)
O analisador fotovoltaico multifunções Fluke SMFT-1000/KIT também está disponível como Pro Kit (SMFT-1000/PRO) com software TruTest™ avançado e conjunto de cabos de teste de pinça solar MC4. O SMFT-1000 também é compatível com o portefólio de ferramentas de teste e medição da Fluke e faz parte da sua solução completa de teste de sistemas fotovoltaicos.