Logotipo Infocontrol
MENUMENU

Analisadores de Energia/ Qualidade de Energia

Capacidade de análise mais detalhada da qualidade da energia e uma nova função de monitorização de energia patenteada da Fluke

A série de Analisadores de Qualidade de Energia Fluke 430-II oferece a melhor análise em termos de qualidade de energia e apresentam uma nova funcionalidade de quantificar as perdas de energia em termos financeiros.

Os novos Fluke 434-II, 435-II, 437-II e 438-II permitem localizar, prever, evitar e detetar avarias relacionadas com a qualidade de energia em sistemas de distribuição elétrica trifásica e monofásica. Além disso, a Medição de Potência Unificada, o algoritmo de perda de energia, mede e quantifica perdas de energia causadas por harmónicos e problemas de desequilíbrio, permitindo ao utilizador identificar a origem do desperdício de energia num sistema.

O modelo base desta série, o analisador Fluke 434-II é a ferramenta ideal para o registo energético. Utilizando a nova função Calculador de Perda de Energia, o Fluke 434 II mede o custo orçamental da energia desperdiçada devido à fraca qualidade de potência. Esta capacidade de rentabilização energética permite identificar as áreas de maior desperdício energético da sua instalação, para que possa obter potenciais soluções de poupança energética. Se adicionar ao pacote medições de qualidade de potência básicas, obtém uma poderosa ferramenta de deteção de problemas.

Funcionalidade extra

Caso sejam pretendidas mais funcionalidades de qualidade de energia e um analisador que seja classe A, então o analisador a utilizar deverá ser o Fluke 435-II, que permite fazer a monitorização e o registo dos eventos de qualidade de onda de tensão de acordo com o previsto na norma EN50160.  Pense no Fluke 435-II como a sua apólice de seguro. Aconteça o que acontecer na sua instalação, com o Fluke 435 II estará sempre preparado.

Os outros 2 modelos da série Fluke 430-II acrescentam as seguintes funcionalidades às disponibilizadas no Fluke 435-II:

Fluke 437-II: Medição de sistemas elétricos com frequência nominal de 400Hz, normalmente utilizados em sistemas para aviação e militares.

Fluke 438-II: Funcionalidade de análise de desempenho de motores elétricos, permitindo a realização de uma monitorização do estado do motor e do estado da carga, calculando o fator de redução do motor conforme a carga, de acordo com as normas NEMA/IEC, e verificando se as condições de funcionamento do motor estão de acordo com as suas especificações.

Aplicações

  • Captura de dados PowerWave (a partir do Fluke 435-II) – capte valores RMS rápidos para visibilidade de todas as formas de onda, permitindo determinar a interacção de valores de tensão, corrente e frequência.
  • Medição a 400 Hz (apenas Fluke 437-II) – capte medições da qualidade de potência dos sistemas de energia em aplicações aeronáuticas e militares.
  • Análise de desempenho de motores elétricos (apenas Fluke 438-II) – monitorize o estado do motor e o estado da carga
  • Conversão de energia em valor financeiro – calcule o custo financeiro do desperdício energético devido à fraca qualidade da potência
  • Avaliação energética – quantifique as melhorias no consumo energético, efectuando medições da instalação antes e depois para justificar os dispositivos de poupança energética
  • Deteção avançada de avarias – diagnostique rapidamente problemas no ecrã para restabelecer o funcionamento
  • Manutenção preventiva – detete e previna problemas de qualidade de potência antes de darem origem a um período de inatividade
  • Análise a longo prazo – detete problemas intermitentes ou difíceis de encontrar
  • Estudos de cargas – verifique a capacidade do sistema elétrico antes de adicionar cargas

Principais características

  • Eficiência do inversor de potência: Medição em simultâneo de potência de saída AC e potência de entrada DC para os sistemas electrónicos de potência que utilizam a pinça DC opcional.
  • Captura de dados PowerWave: Captura de dados RMS rápidos e indicação de meio-ciclo e formas de ondas que caracterizam as dinâmicas do sistema eléctrico (arranque de geradores, comutação de UPS, etc.).
  • Calculador de perda de energia: Quantificação de medições clássicas de energia activa e reactiva, desequilíbrio e potência harmónica para indicar os custos financeiros das perdas de energia.
  • Deteção de avarias em tempo real: Análise de tendências utilizando os cursores e ferramentas de zoom.
  • A mais elevada classificação de segurança: Classificação para utilização 600 V CAT IV/1000 V CAT III na entrada do serviço.
  • Medição de três fases e neutro: Inclui quatro sondas de corrente flexíveis e finas, concebidas para encaixe nos locais de difícil acesso.
  • Deteção automática de tendências: Cada medição é sempre gravada automaticamente, sem qualquer configuração.
  • Monitorização do sistema: Dez parâmetros de qualidade de energia num único ecrã, em conformidade com a norma de qualidade de energia EN50160.
  • Função de registo: Permite a configuração de qualquer condição de teste, com capacidade máxima de memória para 600 parâmetros em intervalos definidos pelo utilizador.
  • Ver gráficos e elaborar relatórios: Inclui software de análise.
  • Duração da bateria: Sete horas de tempo de funcionamento com bateria de iões de lítio.
  • Captura de dados PowerWave: Para alguns utilizadores, a comutação de cargas é a causa dos problemas de qualidade de energia. Quando se dá a comutação de cargas, por vezes o consumo de corrente faz com que a tensão caia para um nível que provoca o mau funcionamento de outro equipamento. A função PowerWave, disponível nos Fluke 435 e 437 Série II, permite aos utilizadores captarem os sinais de tensão, corrente e frequência simultaneamente a alta velocidade para ver qual a interacção potencialmente causadora dos problemas. O PowerWave vai além das medições de qualidade de energia normais; o modo de captura rápida de dados do PowerWave permite a caracterização das dinâmicas do sistema. As formas de onda da tensão e da corrente são continuamente captadas na hora específica e são apresentadas no ecrã com grande detalhe; a forma de onda da potência deriva dos dados. Além disso, é possível armazenar e recuperar para análise valores RMS de meio ciclo relativos à tensão, corrente, potência e frequência. Esta funcionalidade é particularmente útil para testar sistemas de geradores em espera e sistemas de UPS nos quais a activação fiável pode ser vital.

  • Eficiência do inversor de potência: Os inversores de potência utilizam corrente DC e transformam-na em corrente AC, ou vice-versa. Normalmente, os sistemas de energia solar incluem um inversor que utiliza energia DC das células solares e converte-a em alimentação AC útil. Os inversores podem perder rendimento com o passar do tempo e têm de ser verificados. Ao comparar a alimentação de entrada com a alimentação de saída, pode determinar a eficiência do sistema. Os Fluke 435 e 437 II podem medir a eficiência desses inversores medindo, simultaneamente, a alimentação DC e AC de um sistema para determinar a quantidade de energia perdida no processo de conversão.

AutoTrend

Veja rapidamente a tendência

A função exclusiva AutoTrend fornece rapidamente informação acerca de alterações ao longo do tempo. Cada leitura visualizada é registada de forma automática e contínua sem que haja necessidade de configurar níveis de limiar específicos ou intervalos de tempo, ou iniciar manualmente o processo. Pode ver rapidamente tendências na tensão, corrente, frequência, potência, harmónicos ou oscilações nas três fases e no neutro. Pode ainda analisar as tendências usando as funções dos cursores e do zoom – mesmo enquanto o registo em segundo plano prossegue.

System Monitor

Verifique com facilidade o desempenho relativamente à norma EN50160

Com um simples toque num botão, a função exclusiva System-Monitor fornece-lhe uma visão global do desempenho do sistema de alimentação, verificando a conformidade da entrada de energia com os limites especificados na EN50160, ou com os limites especificados pelo próprio utilizador. A informação aparece num único ecrã, na forma de barras com código de cores que indicam claramente os parâmetros que estão fora dos limites.

 O ecrã de supervisão System-Monitor apresenta informação imediata se a tensão, harmónicos, flicker, frequência e número de descidas e subidas estiverem fora dos limites estabelecidos. É fornecida uma lista pormenorizada de todas as ocorrências que estão fora dos limites estabelecidos.

  • A função de registo permite-lhe personalizar as seleções de medição e proporciona análise instantânea de parâmetros selecionáveis pelo utilizador.
  • Meça e registe potência (W), VA e VARs. O 434 acrescenta a capacidade de registar o consumo de energia.
  • Detete harmónicos até ao 50º e meça e registe a THD (distorção harmónica total) em conformidade com os requisitos da IEC61000-4-7

CONTACTE-NOS

SUBSCREVA A NEWSLETTER

Receba convites para seminários e eventos, notícias, artigos técnicos,  promoções, divulgação de novos produtos.