Controlo Descentralizado
Controlo distribuído pela instalação

A tendência dos sistemas de controlo é serem cada vez mais distribuídos pela instalação, com controladores ou módulos de E/S’s locais ligados aos circuitos/máquinas que estão a controlar e autómatos centrais a gerir o sistema. Para tal, novos requisitos surgem, tais como design compacto para instalação em quadros elétricos de distribuição, comandos locais manual/automático,…
Respondendo a este novo desafio de controlo, a SAIA-Burgess Controls desenvolveu a série E-Line para controlo descentralizado, com autómato e módulos de E/S’s compactos com dimensões semelhantes à restante aparelhagem para quadro elétrico de distribuição (baseado em DIN43880) mas com a mesma qualidade, fiabilidade e tecnologia dos autómatos SAIA PCD.
Série E-Line
A série E-Line é composta por 3 tipos de módulos:

E-Line PCD1
Autómato programável com o software PG5 (universal a todos os autómatos SAIA PCD), compacto mas com uma elevada capacidade de processamento, similar às restantes soluções PCD. É a solução ideal para funcionamento como unidade de gestão principal, por exemplo para controlo de um piso ou de uma zona técnica, em conjunto com outros módulos E-Line.

Módulos E-Line programáveis
Através do software PG5 (universal a todos os autómatos SAIA PCD), permite a operação autónoma dos módulos mesmo em caso de falha de comunicação com a GTC. É a solução ideal para controlo de instalações elétricas e climatização num quarto ou sala.

Módulos E-Line remotos
Controlados por autómato central, permitem uma arquitetura distribuída com interligação local às E/S’s nos quadros elétricos parciais. Estes módulos disponibilizam ainda comandos locais.
A comunicação entre os diversos módulos E-Line é feita via rede RS485, no protocolo S-Bus. O autómato E-Line PCD1 incorpora ainda a comunicação Ethernet, permitindo a comunicação com a restante GTC e outros sistemas via rede estruturada do edifício.
