Logotipo Infocontrol

Instalação, manutenção e comercialização de para-raios

FORMAÇÃO OBRIGATÓRIA no âmbito do Despacho nº 11832/2021

O Despacho n.º 10738/2011, de 23 de agosto estabeleceu o regulamento para acreditação dos técnicos responsáveis pela comercialização, instalação e manutenção de produtos e equipamentos de segurança contra incêndio em edifícios.

Decorridos mais de dez anos foi publicado o novo Despacho nº 11832/2021 de 30 de novembro, no qual se procedeu à revisão e atualização da qualificação a exigir aos técnicos responsáveis, de modo a elevar a qualidade dos serviços prestados relacionados com os equipamentos e sistemas de segurança contra incêndio.

para-raios ionizante ioniflash mach 60

O novo regulamento, que entrou em vigor em 28 de fevereiro de 2022, obriga as empresas que pretendam registar-se para comercialização, instalação ou manutenção de SCIE (nos quais se inclui, desde 2020 (portaria 208/2020 as instalações de para-raios) a certificar os seus técnicos responsáveis, tendo de proporcionar formações específicas e acreditadas aos mesmos.

Assim, para efeitos da acreditação pela ANEPC – Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, os técnicos devem frequentar obrigatoriamente a Formação Geral e a Formação Específica referente ao equipamento e sistema para o qual se pretendem registar, (sendo indiferente a ordem pela qual realizam as respetivas formações). Neste caso concreto, deverão obter formação específica indicada para técnicos responsáveis pela comercialização, instalação ou manutenção dos equipamentos e sistemas de segurança contra incêndios em edifícios (SCIE): alínea k – instalações de para-raios.

As formações

As formações têm uma componente teórica (online ou presencial) e uma componente prática (presencial), e uma duração obrigatória de 28 horas. A formação especifica caracterizar-se-á pela forte aposta na componente prática, com formadores experientes e com recurso a equipamentos que permitirão obter perceção real dos sistemas de proteção contra descargas atmosféricas em contexto formativo.

A Infocontrol, enquanto especialista na área de Proteção Contra Descargas Atmosféricas, com mais de 15 anos de experiência no projeto, comercialização, instalação e manutenção de sistemas de para-raios irá colaborar com algumas entidades credenciadas para ministrar estas formações, com especial foco na componente prática.

PRÓXIMAS DATAS

11 e 12 de janeiro | Sintra

9 e 10 de fevereiro | Leiria

Veja também

Sinalização Ótica para a Aviação | FORMAÇÃO OBRIGATÓRIA no âmbito do Despacho nº 11832/2021

luminarias para sinalizacao de torres de telecomunicacoes

Assim, para efeitos da acreditação pela ANEPC – Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, os técnicos devem frequentar obrigatoriamente a Formação Geral e a Formação Específica referente ao equipamento e sistema para o qual se pretendem registar. Neste caso concreto, deverão obter formação específica indicada para técnicos responsáveis pela comercialização, instalação ou manutenção dos equipamentos e sistemas de segurança contra incêndios em edifícios (SCIE): alínea l – sinalização ótica para a aviação.

    CONTACTE-NOS

    SUBSCREVA A NEWSLETTER

    Receba convites para seminários e eventos, notícias, artigos técnicos,  promoções, divulgação de novos produtos.

    Tel: (+351) 214 309 290

    Newsletter

    Subscreva a nossa newsletter e receba convites para seminários e eventos, notícias, artigos técnicos, promoções, divulgação de novos produtos.