Logotipo Infocontrol

Correção do Fator de Potência
Noções Básicas

Saiba o que é a energia reativa, de que modo podemos eliminar o seu consumo, e quais as vantagens de o fazer

A Correção do Fator de Potência promove o bom funcionamento energético das instalações, originando uma utilização mais racional da energia. É cada vez mais vista como um investimento sólido que gera um retorno de investimento muito rápido, melhorando a performance da instalação. Este conceito está intrinsecamente ligado à eficiência energética e tem hoje um peso importante nas estratégias de investimento das empresas.

O que é a Energia Reativa?

A energia associada à magnetização de grandes motores ou transformadores é denominada energia reativa. Fisicamente esta energia não produz trabalho. No entanto, é um elemento essencial ao funcionamento dos referidos equipamentos. Em consequência disso terá de ser a rede elétrica (ou condensadores) associada a esses equipamentos a fornecer a energia reativa, provocando um incremento significativo na fatura energética do cliente final.

triângulo potencias

Em eletrotecnia definem-se três conceitos de potência que é necessário ter em conta:

  • Potência Ativa (P)
  • Potência Reativa (Q)
  • Potência Aparente (S),

que se relacionam da seguinte forma: S2=P22+Q2, sendo representados conforme o esquema ao lado.

Desta relação retiramos o conceito de fator de potência (cos φ), que não é mais do que o índice que relaciona a energia ativa e reativa de uma instalação elétrica, sendo este um dos principais indicadores de eficiência energética.

Quando introduzimos equipamentos indutivos numa instalação, estamos a provocar um desfasamento (aumento do ângulo φ) entre a corrente e a tensão, o que provoca um aumento da energia reativa.

Quem fornece a Energia Reativa?

Como acontece com a energia ativa, a energia reativa (na falta de uma bateria de condensadores) é fornecida pela rede elétrica, sendo a mesma cobrada pelo fornecedor elétrico. O Despacho n.º 7253/2010, de 26 de abril aprovou o regime jurídico aplicável à faturação de energia reativa indutiva e capacitiva, relativas à utilização da rede de transporte e à utilização da rede de distribuição.

Como eliminar o consumo de energia reativa e as suas vantagens

Para eliminar o consumo de energia reativa do fornecedor elétrico devem instalar-se baterias de condensadores que vão gerar essa mesma energia, necessária para o funcionamento do sistema.  Esta solução permite uma melhoria da qualidade de energia e da eficiência da instalação, bem como a eliminação do custo de energia reativa do fornecedor de energia elétrica com um ROI bastante curto.

Como dimensionar o sistema de baterias de condensadores

  1. Através da análise das faturas dos últimos 6-12 meses;
  2. Através da análise da qualidade da onda de tensão, permitindo ainda conhecer a taxa de distorção harmónica da instalação;

Aspetos a ter em conta na escolha de uma bateria de condensadores

baterias de condensadores

As baterias de condensadores são equipamentos bastante úteis e eficientes, mas também muito perigosos, caso não sejam fabricadas de acordo com os requisitos normativos em vigor.

Estes equipamentos devem ser testados de acordo com a EN 61921 –“Power capacitors. Low-voltage power factor correction banks”, e ser dotados de interruptor de corte, fusíveis de proteção, contactores, regulador inteligente, cabos anti-fogo  e condensadores, preferencialmente com certificação UL, e ainda dotados de dispositivo de sobrepressão para evitar rebentamento dos mesmos. Para além disso devem ainda ser corretamente dimensionados o cabo de alimentação à bateria, dispositivo de proteção e TI ou TI’s de medição no caso de aplicação de regulador trifásico. Para instalações com uma rede poluída devem ser escolhidas baterias com filtros LC sintonizados a 189Hz.

Share on email
Share on print
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on google
Share on facebook
Share on twitter

CONTACTE-NOS

SUBSCREVA A NEWSLETTER

Receba convites para seminários e eventos, notícias, artigos técnicos,  promoções, divulgação de novos produtos.