Certificação de sistemas de iluminação de obstrução aérea
O que precisa de saber
O sistema de iluminação de obstrução aérea assume um papel essencial na segurança do espaço aéreo, de estruturas de altura elevada (edifícios, torres de telecomunicações, chaminés, pontes, gruas, entre outras estruturas), bem como na segurança das pessoas que os utilizam.
A escolha dos equipamentos de balizagem, bem como o seu dimensionamento, devem estar de acordo com o ICAO Anexo 14 (International Civil Aviation orgaization) e Circular Aeronáutica 10/03 emitida pela ANAC.
Quais as certificações às quais os equipamentos devem obedecer?
De acordo com o ICAO anexo 14 os equipamentos devem ser fabricados e testados para cumprir os seguintes requisitos:
- Fotométricos (parágrafo 2.1.2 Tabela 6-1 e tabela 6-2);
- Cromaticidade ( Anexo 1 Sec. 2.1.1);
- Normas europeias em vigor (CE);
- Compatibilidade EMC
- Estanquicidade, imersão;
- Resistência aos raios UV;
- Salinidade;
- Vibração;
- Choque;
- Certificação ATEX, diretiva 2014/34/EU, caso se aplique;
- Outros em função do tipo de aplicação
Não é condição suficiente que o fabricante indique que os equipamentos cumprem estes requisitos. Todos os equipamentos têm de ser testados por laboratórios independentes e apresentados os respetivos resultados (Test Verification of Conformity). Alguns exemplos de laboratórios conceituados nesta área são a Intertek, Bureau Veritas, entre outros mundialmente conhecidos na realização de testes e certificação deste tipo de equipamentos. Só desta forma pode feita uma escolha acertada, com a garantia de segurança para o espaço aéreo, bens e pessoas.
Quais as regras para o seu dimensionamento?
Tem de ser efetuado um estudo técnico especializado que deverá ter em conta, entre outros, os seguintes parâmetros da estrutura:
- Altura
- Dimensões e configuração
- Localização
- Meio onde está inserida, por exemplo zona EX (Atmosfera explosiva)
Estes fatores são de extrema relevância na definição do nível de iluminação a implementar e do número de patamares e alturas onde deverá ser instalada.
Para além disso devem ainda ser incluídos:
- sistema de comando, proteção e alarmística com autonomia de 12 horas em caso de falha de alimentação
- sistema de controlo automático do sistema por célula fotoelétrica ou interruptor horário
- cablagem
- luminárias de tecnologia led, para uma maior eficiência e segurança do sistema, previlegiando também o fator estético através da redução do tamanho das luminárias, sem prejudicar a eficiência luminosa.
Um bom exemplo são as soluções do nosso parceiro Clampco Sistemi, que agora podem vir equipadas com sistema inteligente de monitorização remota para um controlo total!
Sabia que em locais onde não exista alimentação elétrica, podem ser utilizados sistemas com alimentação solar?
Sim, é verdade, desde que estes equipamentos sejam fabricados e testados de acordo com os requisitos ICAO, tendo para isso que o fabricante apresentar os certificados laboratoriais.
É o caso dos modelos OL 800 Standard e Compact comercializados pela Infocontrol.
A Infocontrol é constituída por uma equipa de engenheiros, técnicos e especialistas com conhecimento detalhado de normas, regulamentos e recomendações nacionais e internacionais, desde a fase de escolha dos equipamentos, dimensionamento da solução, acompanhamento da instalação e comissionamento.
A nossa abordagem tem como objetivo ajudar os nossos clientes a compreender as várias soluções de tecnologia e as consequências das decisões, ajudar a identificar as incertezas e os resultados no melhor entendimento dos requisitos técnicos e regulamentares.
Fale connosco para se inteirar das novidades neste setor!
A nossa experiência acumulada irá acrescentar valor à sua atividade e à segurança das suas instalações.