A carregar...

Nova gama de descarregadores de sobretensão da QEnergia

Nova gama de descarregadores de sobretensão da QEnergia

Atualmente existem inúmeras tecnologias na proteção contra sobretensões devido a descargas atmosféricas ou manobras da rede de distribuição elétrica, através de dispositivos que limitam a diferença de potencial aos terminais de carga, denominados descarregadores de sobretensão. De acordo com as normas em vigor existem 3 tipos de descarregadores: Tipo I, Tipo II e Tipo III. Os descarregadores Tipo I são denominados de "Proteção Grossa" que limita a propagação da onda de sobretensão 10/350µs ao longo da instalação. Os descarregadores tipo II são denominados de "Proteção Média" e limitam a propagação da onda induzida 8/20µs, apresentando uma tensão residual inferior ao do Tipo I. Os descarregadores Tipo III são denominados de "Proteção Fina" e são instalados próximo das cargas devido à reduzida tensão residual.

A QEnergia representa os descarregadores da Citel com tecnologia Multi-MOV e Multi-MOV + Gas tube, também denominados por VG Technology.

VG Technology - Tecnologia inovadora de elevado desempenho Multi-MOV + Gas tube
Excelente nível de proteção (Up) e corrente de impulso (limp) num único módulo. O elevado desempenho dos descarregadores com tecnologia VG garante tensões residuais reduzidas e elevada capacidade. Os modelos VG da Citel são caracterizados como dispositivos Tipo I e Tipo II (Tipo I + II) ou Tipo II e Tipo III (Tipo II + III), de acordo com a EN61643.

Sem correntes de acompanhamento
A tecnologia VG não cria correntes de acompanhamento. Comparada com a tecnologia "Spark gap" a tecnologia VG reduz o risco de disparo inadvertido dos dispositivos de proteção. A implementação destes dispositivos é ideal para sistemas AC.

Elevada robustez
Os descarregadores de sobretensões VG foram dimensionados para suportar correntes de impulso de 10/350µs com amplitude de 15 ou 25 KA. Contrariamente, a tecnologia "Spark gap + Trigger" apresenta uma robustez deficiente devido aos componentes existentes no trigger.

Indicador de estado
A tecnologia VG inclui um mecanismo para indicação de falhas que pode ser utilizado para sinalização remota. As tecnologias baseadas em sistemas trigger "Spark gap + trigger" são pouco fiáveis porque utilizam o sinal do trigger para indicação de falhas. Em caso de anomalia do sistema de trigger este processo de sinalização indireta não funciona.

Tubo de gás pesado
A tecnologia VG inclui um tubo de gás pesado exclusivamente produzido pela Citel. Comparado com o Spark gap, o tubo de gás pesado é imune às variações de humidade ou pressão atmosférica. O tubo de gás pesado apresenta uma maior fiabilidade quando comparado com os restantes sistemas.

Varístores "sem stress"
A tecnologia VG adota um tubo de gás pesado e varístores conetados em série. Aos terminais dos varístores nunca será aplicada uma tensão, exceto quando ocorre uma sobretensão. Nas tecnologias baseadas apenas em varístores, estes estão permanentemente ligados à tensão da rede, reduzindo a longevidade do dispositivo.


A QEnergia dispõe também de uma gama diversificada de descarregadores Tipo 1 e Tipo 2 na proteção contra sobretensões para sistemas fotovoltaicos em conformidade com as normas europeias.


Catálogo Citel

Contacte-nos




-





* Campo de preenchimento obrigatório
Pretendo subscrever a Mailing List
Produtos

Pesquisar

Newsletter

Receba as nossas notícias no seu e-mail