A carregar...

Módulos remotos PCD3.T

Módulos remotos PCD3.T

Módulos remotos inteligentes: Um salto quântico nos sistemas de automação distribuídos



Os novos módulos remotos inteligentes SAIA PCD3.T665 destacam-se da concorrência pelas suas funcionalidades únicas e até no aspecto da programação, comissionamento e serviço colocam os sistemas convencionais a grande distância.

Os novos módulos remotos inteligentes (Smart-RIO) foram desenvolvidos para uma operação segura, sem restrições e amigável em sistemas de automação distribuídos. Em termos funcionais, eles são clássicos I/O’s remotos mas com a capacidade para executar projectos desenvolvidos pelo PG5 (IL, FUPLA, GRAFTEC) como unidades de automação. Até as tarefas mais complexas (ex. processos rápidos e algoritmos de controlo complexos) podem ser executadas e monitorizadas directamente nos PCD3.T665. Se o gestor do sistema (RIO-Master), autómato PCD, ficar inoperacional ou sem comunicação, o Smart-RIO poderá continuar a correr o processo (ou parte do processo, dependendo da aplicação) ou poderá conduzi-lo para um estado de funcionamento seguro.

O autómato gestor do sistema carrega automaticamente as aplicações para os módulos remotos, fazendo a monitorização da sua execução. Assim, os programas não necessitam de ser carregados e mantidos localmente no quadro de controlo, havendo assim uma redução de custos ao nível da programação, comissionamento e serviço. Igualmente ao nível da alteração de hardware existem benefícios, já que a troca de um módulo remoto pode ser executada por qualquer electricista sem necessidade de software ou ferramentas específicas.
 
Os Smart-RIO’s são compatíveis com diversos protocolos, sendo já vários os protocolos implementados na versão básica e podendo ser expandidos com novos protocolos via aplicações de software. Mesmo sem o Master, estes módulos podem trocar dados directamente com as restantes estações da rede. Adicionalmente, podem ser executados serviços remotos em paralelo com os processos via rede. Os Smart-RIO’s incorporam um servidor Web, à semelhança dos autómatos, e uma porta USB. Isto permite um controlo local e um diagnóstico da instalação, independente do gestor do sistema.

Os PCD3.T665 são baseados na plataforma com provas dadas da série PCD3. O módulo base tem 4 slots para os módulos de E/S’s PCD3 e pode ser expandido até 256 E/S’s locais com os módulos de expansão. A comunicação assenta em rede Ethernet standard, podendo assim utilizar a rede estruturada existente.



Módulos remotos Ethernet


 PCD3.T660PCD3.T760
PCD3.T660
PCD3.T665
 - Até 256 E/S's
 - Porta TCP/IP
 - Porta USB para configuração
 - sem porta série
- Porta RS485 incorporada e possibilidade de expansão com 1 porta série
 - 32 kb programa
- 128 kb programa
 - 512 kb para servidor web
 - Servidor web incorporado
 - Alimentação 24Vdc
 



Módulos remotos Profibus-RIO


 PCD3.T760


 PCD3.T760
 - Até 256 E/S's
 - Porta Profibus-DP (DPv0 para ligação a autómato PCD3 Master)
 - 128 kb flash (servidor web)
 - Alimentação 24Vdc

 


Pesquisar

Newsletter

Receba as nossas notícias no seu e-mail