A carregar...

Gama de Modems Rádio ARM : Transmissão sem fios a longo alcance sem mensalidades

Gama de Modems Rádio ARM : Transmissão sem fios a longo alcance sem mensalidades

A ATIM, empresa francesa especializada no desenvolvimento de soluções de comunicação sem fios (wireless) e representada em Portugal pela Infocontrol, apresenta diversas soluções de transmissão rádio em banda livre 868MHz ou 433 MHz na sua gama de modems ARM (“Advanced Radio Modems”). Estes modems, dependendo das condições de montagem, podem interligar pontos que distem até 5 km e com recurso a repetidores distâncias muito superiores. Todos os modelos da gama ARM são inter-operacionais, podendo desta forma implementar diversos tipos de configuração e arquitectura.

ARM-SE: Ethernet e Série sem fios a longa distância

Este novo modelo da ATIM permite implementar uma ligação wireless entre equipamentos com porta Ethernet, apresentando-se como uma possível alternativa ao WiFi (2.4GHz; Standard IEEE 802.11). Além disso, pode igualmente implementar uma transmissão da comunicação série (RS232/RS485) e possibilidade de expansão do número de E/S digitais e analógicas.
É uma solução a considerar, especialmente em aplicações industriais (ex. comunicações entre autómatos) que não requeiram uma elevada velocidade de transmissão (até 72 kbps) e em que se valorize a garantia de continuidade de operação em condições de instalação adversas (obstruções, interferências externas, máquinas móveis,…), onde o Wi-Fi não seja uma possibilidade.


ModemsRadioARM-D/ARM-DA: Módulos de entradas e saídas
Se o pretendido for simplesmente a aquisição de sinais e/ou comando remoto, então os modelos ideais serão os modems ARM-D, com 2 entradas digitais e 2 saídas digitais, e ARM-DA, com 2 entradas digitais, 2 saídas digitais, 1 entrada analógica e 1 saída analógica.
A transmissão destes sinais poderá ser feita de dois modos: em modo espelho, onde as entradas de um modem reflectem as saídas do outro modem e vice-versa; em modo Modbus, em que estes modems funcionam como escravo Modbus, traduzindo-se as entradas e saídas físicas em endereços Modbus no ARM-SE.


ARM-X: Expansão das entradas e saídas do ARM-SE
Se a necessidade for a transmissão Ethernet e/ou série e ainda a aquisição/comando de alguns sinais físicos, então a escolha passará por utilização de módulos ARM-X com o módulo ARM-SE. Uma aplicação exemplo será por exemplo a transmissão de um sinal Ethernet de um controlador remoto e a transmissão de alguns sinais adicionais como por exemplo uma medida de temperatura ou o estado da alimentação. O modo de transmissão dos sinais digitais é igual aos dos ARM-D/ARM-DA, em modo espelho ou em modo Modbus.


Pesquisar

Newsletter

Receba as nossas notícias no seu e-mail