A carregar...

Distribuição horária sem fios

Distribuição horária sem fios

A distribuição horária sem fios sincroniza uma rede de relógios e relés num ou em vários edifícios sem ligar os relógios por cabo. O relógio mãe emite um código horário através dum emissor rádio de 869 MHz. Os relógios secundários captam a mensagem horária e sincronizam-se automaticamente. Em caso de perturbação, eles continuam a funcionar com a sua própria base de tempo. As ondas de rádio de 869 MHz atravessam as paredes dos edifícios. O alcance é de aproximadamente 100 a 200 metros, dependendo do número, da estrutura e da espessura das paredes.


Principais vantagens:
- A supressão dos cabos permite uma economia importante na instalação e uma grande liberdade de implantação dos relógios e das campainhas sem fios.
- Reabilitação de locais públicos ou industriais  extensão de instalações existentes.
- Para as instalações multi-edifícios (campus universitários ou grandes fábricas), ou locais atravessados por caminhos, a distribuição horária sem fios permite uma distribuição da hora unificada sem grandes trabalhos de construção civil.
- Economia sobre as despesas de instalação das passagens de cabos.
- Estética de instalação  ausência de cabos visíveis. Emissor rádio principal / emissor secundário.

Emissor DHF: O emissor DHF associado a um relógio mãe emite uma mensagem radio de 869 MHz, destinada a sincronizar os relógios secundários.
- 3 potências de emissão 25 mW, 125 mW e 500 mW.
- Alimentação pelo relógio mãe

Emissor secundário: O emissor secundário DHF permite estender a zona da mensagem rádio destinada aos relógios secundários.
- Emite a mesma mensagem rádio que o emissor principal.
- Alimentação 230VAC 50Hz.


Porquê um sistema de Distribuição Horária ?


Numa instalação comportando vários relógios, este sistema permite, a partir de um relógio mãe, sincronizar de uma forma fiável todos os relógios secundários e comandar relés sobre uma mesma base de tempo (relógio mãe) num edifício ou num grupo de edifícios. O relógio mãe por sua vez é ser rádio-sincronizado por um emissor (F.I. France-Inter, DCF Alemanha, G.P.S. satélite).


Os relógios independentes rádio-sincronizados não estão sempre posicionados idealmente para captar as ondas de rádio (estrutura metálica, interferências rádio ou eléctricas); a distribuição horária permite assegurar a sincronização perfeita de todos os relógios de uma instalação.


A sincronização rádio permite uma afixação precisa da hora sem qualquer desvio. Adicionalmente, ela assegura as mudanças de hora Verão/Inverno automaticamente permitindo economizar custos de reposição de hora dos relógios independentes a pilhas.


Para além da economia de entrada em serviço, de acompanhamento e de manutenção, um sistema de distribuição horária garante uma afixação precisa e fiável da hora em todos os edifícios.

Um relógio mãe com programador permite, de uma forma precisa, a entrada em serviço de aparelhos de segurança, de aquecimento, campainhas, iluminação, etc.


Veja também: Campainhas melódicas para escolas


Pesquisar

Newsletter

Receba as nossas notícias no seu e-mail