A carregar...

Compensação de Fator de Potência Fixa para Transformadores: Solução Stand-by

Compensação de Fator de Potência Fixa para Transformadores: Solução Stand-by

A compensação de fator de potência é uma área com grande relevo no meio da eficiência energética.


É fundamental dimensionar uma solução que seja específica para cada instalação. Nesse sentido, existem diversas formas de compensar a energia reativa, incluindo a compensação automática, fixa, compensação fixa de transformadores e motores.




Por norma é colocado um sistema de compensação automática de forma a compensar todas as cargas da instalação. No entanto, o transformador só por si é um grande consumidor de energia reativa. Em vazio podem verificar-se consumos de energia reativa na ordem de 5 % da sua potência total. Este valor é significativo e pode representar uma parte significativa na fatura.


Nesse âmbito, a Cydesa criou um sistema revolucionário intitulado “Stand-by”, que vem dinamizar a compensação do fator de potência.



Como funciona o sistema Stand-by


A compensação dos transformadores e motores é feita de forma fixa. É utilizada uma bateria com um único escalão para ser feita uma compensação diretamente no equipamento a compensar. Este tipo de solução implica a sua própria proteção, cablagem, armário, instalação, etc. 


O sistema “Stand-by” permite que a compensação fixa seja feita na mesma unidade que está a ser utilizada para a compensação automática. Neste caso, é colocado um escalão extra na bateria automática para compensar o transformador de forma contínua. Este sistema funciona através do novo software presente nos controladores Masing FPM. O novo software permite que o controlador não considere o escalão fixo para as suas medições, sendo que para o controlador é como se esse escalão não existisse fisicamente. Desta forma, o controlador comanda os outros escalões da bateria de forma normal e automática, deixando o escalão fixo fora do seu controlo e medições.


CFP_Instalaçãostand-by




Vantagens:


> Necessário apenas um armário em vez de dois armários 

> Requer apenas a instalação de uma bateria 

> Menores dimensões totais a ocupar na instalação

> Redução das proteções e cablagens a utilizar

> Sistema compacto e robusto 


Com esta solução é possível obter uma solução para compensação automática e fixa no mesmo armário, bastante compacta, com uma redução nos custos de instalação e equipamentos. Assim, é possível uma solução de compensação de fator de potência bastante completa e eficiente.

Contacte-nos




-





* Campo de preenchimento obrigatório
Pretendo subscrever a Mailing List
Produtos

Pesquisar

Newsletter

Receba as nossas notícias no seu e-mail