A carregar...

Liceu Francês Charles Lepierre escolhe sistema de difusão sonora da Infocontrol

Liceu Francês Charles Lepierre escolhe sistema de difusão sonora da Infocontrol

1 – Desafio


Remodelação de sistema de toques escolares do sistema de difusão áudio da instalação existente



2 – Cliente 


Liceu Francês Charles Lepierre


Inaugurado a 17 de Novembro de 1952 nas atuais instalações, o LFCL é hoje parte integrante da rede de estabelecimentos de ensino diretamente geridos pela AEFE (Agência para o Ensino da Língua Francesa no Estrangeiro) e tutelado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros francês. As raízes do LFCL são no entanto mais antigas. A sua história remonta ao ano de 1907 com a criação da “Société de l’École Française de Lisbonne” na Rua da Emenda. Em 1917 a escola muda-se para o Pátio do Tijolo, junto ao Largo do Rato e instala-se no Palácio Braancamp. 35 anos depois transfere-se para o edifício atual, nas Amoreiras, concebido pelos arquitetos franceses M. Cuminal e N. Groer. A escola transformou-se então em Lycée français Charles Lepierre, tendo adotado o nome do professor Lepierre (1867-1945), engenheiro químico diplomado pela École de physique et chimie industrielle de Paris, que foi aluno de Pierre Curie. Este último chegou a Lisboa em 1888 tendo lecionado durante 26 anos no Instituto Superior Técnico de Lisboa.


Atualmente o LFCL de Lisboa assume a missão de serviço público francês no que se refere à educação. Ao receber alunos franceses, portugueses e estrangeiros, contribui para a divulgação da língua e da cultura francesas. Partilha os mesmos valores de tolerância e de respeito mútuo tão caros a Charles Lepierre, que durante toda a sua vida trabalhou para o aprofundamento e o enriquecimento das relações franco-portuguesas.



3 – Percurso 


O objetivo era remodelar o sistema de informação horária, bem como o sistema de difusão áudio, uma vez que o existente se encontrava descontinuado e o seu funcionamento tornava-se desconfortável face ao ruído (campainhas eletromagnéticas) que produzia. Por outro lado, o controlo do sistema existente obrigava a uma gestão centralizada, sendo que o objetivo era também, face à dimensão do espaço, controlar o sistema por zonas e secções distintas.


Neste sentido, o cliente pretendia uma solução versátil, de fácil instalação (como já referido, dadas as grandes distâncias seria necessário contabilizar o menor número de cablagem possível) e de gestão remota, por forma a poder ter acesso a todos os toques em tempo real, bem como eventuais mensagens e música ambiente que fossem necessárias difundir em determinadas situações.  


O grande desafio para o cliente foi conseguir encontrar uma única solução que lhe permitisse fazer os toques de entrada e saída e em simultâneo poder fazer anúncios ao vivo ou gravados, bem como poder passar música ambiente.


4 – Descoberta 


Após uma newsletter de promoção da solução, foi feita uma primeira abordagem, numa ótica de “teste piloto”, pelo que rapidamente se percebeu que a solução “Harmonys” seria a mais indicada, face às exigências e necessidades da Escola.



5 – Solução 


A solução HARMONYS é um sistema áudio que permite difundir uma seleção de toques de campainhas programados, música e mensagens ao vivo (através do microfone) ou gravadas.


Tem como pontos chave: 
- Planificação simples e intuitiva dos toques de melodias.
- Toques de campainhas personalizados por cada altifalante ou conjunto de altifalantes.
- Difusão programada ou em tempo real de mensagens sonoras através de um microfone.
- Transmissão de música ambiente a partir de várias fontes: compatível com todo o tipo de fontes áudio, tais como WebRadio e WebMusic (além de CD’s, USB, cartões SD, etc.)
- Possibilidade de sincronizar o sistema Harmonys com os sistemas de distribuição horária Bodet.
- Difusão de mensagens/toques pré-gravados (Evacuação, toques em exames, etc.), através da caixa de controlo manual (4 ou 8 botões).


A gama Harmonys utiliza a rede informática IP para sincronizar os toques, o que garante:
- Simplicidade de instalação ao utilizar a rede informática existente.
- Facilidade de cablagem devido à alimentação por POE (Power over Ethernet).
- Configuração simples e rápida dos equipamentos com o software Sigma.
 


6 – Implementação 


Inicialmente, foi feito um estudo da distribuição dos altifalantes, em função dos espaços onde seria necessária a transmissão áudio (interiores e exteriores). Feita a análise foi apenas necessária a instalação física dos altifalantes, microfone e caixas de controlo manual e servidor do sistema nos locais determinados.


Uma vez que a escola possuía rede estruturada em todos os edifícios, bem como pontos de rede IP disponíveis, bastou a passagem de um cabo UTP ao bastidor/zona técnica mais próxima de cada equipamento. à exceção dos altifalantes exteriores (por questões de potência) todos os equipamento apenas necessitam de uma alimentação PoE, a qual se conseguimos através da instalação de injetores PoE em cada bastidor. No caso dos altifalantes exteriores, foi utilizada a alimentação existente (do sistema obsoleto).


No total, a solução consistiu em :
- 15 Altifalantes HARMONYS IP PoE para interior
- 7 Altifalantes HARMONYS IP 230V para exterior
- 2 Microfones HARMONYS IP PoE 8 Zonas
- 6 Caixas de controlo Manual HARMONYS IP PoE 4 botões
- 1 servidor SIGMA C
- 23 Injetores PoE
- 350m Cabo UTP



7 – Resultados


A solução foi instalada em 4 dias e os objetivos do cliente 100% atingidos. Foi dada formação no sentido de o cliente ser completamente autónomo na gestão do sistema.


Todas as melodias de toque são em formato MP3, podendo em qualquer altura ser alterado para outro que o cliente pretenda, ficando excluídos os habituais toques estridentes das campainhas convencionais.


Em todas as caixas de controlo manual foi programada uma mensagem de evacuação, em caso incêndio, catástrofe, etc..


Todo o sistema, em termos de zonas e secções, poderá ser modificado, sem qualquer alteração na cablagem. Um vez que se trata de uma sistema 100% IP, facilmente se consegue operar via PC. 


É possível passar música ambiente a partir de qualquer PC (desde que tenha permissão para o efeito) para qualquer zona da escola.



Saiba mais sobre a solução Harmonys 


 



Pesquisar

Newsletter

Receba as nossas notícias no seu e-mail