A carregar...

GEM: Material de melhoramento da rede de terra

GEM: Material de melhoramento da rede de terra

Desde sempre que os técnicos se confrontam com dificuldades em alcançar valores de resistência de terra projectados para as instalações eléctricas. Valores elevados da resistência de terra poderão colocar em risco a segurança das pessoas e o correcto funcionamento dos equipamentos. No passado foram adoptadas diversas soluções para reduzir o valor ohmico da instalação, como por exemplo o aumento desmesurado do eléctrodo de terra, alteração do meio envolvente através da introdução de terra vegetal ou a utilização de materiais para melhoramento de terra. Contudo, estas soluções são altamente corrosivas e nefastas para a instalação eléctrica a curto prazo.


A ERICO desenvolveu uma solução para melhorar o valor da resistência de terra sem qualquer efeito prejudicial para a instalação eléctrica ou meio envolvente: o GEM (Ground Enhancement Material)

O GEM garante a redução do valor da resistência de terra durante o tempo de vida da instalação, mesmo em condições de seca. O material constituinte do GEM não se decompõe nem dissolve ao longo do tempo, não requer qualquer manutenção periódica para substituição ou adição do material e não depende da existência permanente de água para garantir uma elevada performance. Outra característica igualmente importante é  o facto de ser “amigo do ambiente”. O GEM não contamina a água ou o solo envolvente.


 SoftwareGEM

A ERICO desenvolveu também um software para auxiliar no dimensionamento do sistema de rede de terra que permite determinar as medidas necessárias para alcançar os valores pretendidos. Conheça a aplicação através do download gratuito do software GEM.


Software GEM

 

GEM - Ficha de produto


Pesquisar

Newsletter

Receba as nossas notícias no seu e-mail