A carregar...

Seminário EMC: Compatibilidade Eletromagnética

Seminário EMC: Compatibilidade Eletromagnética


Rede de Terras, Blindagem e Proteção contra Descargas Atmosféricas/ Proteção contra Sobretensões

 

A preservação dos equipamentos e sinais é caracterizada genericamente com o termo Compatibilidade Eletromagnética (EMC), abrangendo Unidades Industriais, Subestações Elétricas, Centros de Telecomunicações e TI, Hospitais, entre outras.


Neste Seminário são apresentadas as Técnicas EMC, através de conceitos e exemplos práticos, de forma a garantir a Compatibilidade Eletromagnética em sistemas eletroeletrónicos nas fases de Projeto, Instalação e Manutenção.



Programa 


1ª parte – EMC na instalação de sistemas eletrónicos


> EMC no sistema de terras

> Blindagem de cabos e salas

> Proteção contra Descargas Atmosféricas/ Proteção Contra Sobretensões

> Plano de controlo de interferências

2ª parte – Debates (estudo de casos)


> EMC em Unidades Industriais

> EMC em Subestações Elétricas

> EMC para Segurança de Instalações Críticas

> EMC em Hospitais

Diretivas Europeias para equipamentos hospitalares

Enquadramento legislativo em edifícios hospitalares, de acordo com o RTIEB (Regras técnicas de instalações       elétricas em baixa tensão)  e Recomendações e Especificações Técnicas do Edifício Hospitalar – V. 2011

> Debates



Datas e locais:

8 de fevereiro - Sede Infocontrol, Albarraque - Sintra - Esgotado

9 de fevereiro - AEP - Associação Empresarial Portuguesa, Leça da Palmeira - Esgotado



Horário

09h30 - 13h00 



Oradores


Roberto Menna Barreto


Consultor da INFOCONTROL para a área EMC. Até 2016, Sócio-Gerente da QEMC, empresa de consultoria no Brasil na área de Compatibilidade Eletromagnética (EMC), incluindo a proteção de instalações contra descargas atmosféricas e seus efeitos (www.qemc.com.br).

Graduado pelo IME - Instituto Militar de Engenharia em 1976, com equivalência pelo IST em Portugal, e pós-graduado no Philips International Institute em 1979, na Holanda.

Pioneiro no treinamento em EMC no Brasil, já realizou mais de duzentos Cursos de Formação no Brasil e no estrangeiro. Diversos trabalhos publicados sobre este tema em vários países. Em Portugal foi presidente das Comissões Técnicas do CENELEC CTE 210 – Compatibilidade Eletromagnética e CTE 81 – Proteção contra descargas atmosféricas e seus efeitos. É membro da “The dB Society” (EUA). Nos últimos anos tem realizado trabalhos em EMC no Brasil e em países da África, América do Sul e Europa.



Nuno Silva


Gestor de Produto da área da proteção elétrica na Infocontrol desde 2012.

Licenciado em Engenharia Eletrotécnica pelo Instituto Superior de Engenharia de Lisboa e membro da Ordem dos Engenheiros.

Participou em inúmeros projetos área da proteção contra descargas atmosféricas, proteção contra sobretensões e rede de terras para Unidades Industriais, Refinarias, Subestações, Postos de Transformação, Centrais de Produção de Energia, Instalações Militares, Monumentos Nacionais, Hospitais, Data-centers, entre outros.

Membro da Comissão Técnica de Instalações Elétricas em Edifícios – CTE 64.



Já não existem vagas para o seminário, pelo que não poderemos aceitar mais incrições.



Pesquisar

Newsletter

Receba as nossas notícias no seu e-mail