A carregar...

Gestão e Monitorização da Energia


A contagem de energia é hoje não só uma obrigação legal a partir de uma determinada potência instalada, conforme os requisitos definidos no Regulamento de Desempenho Energético dos Edifícios de Comércio e Serviços (RECS) anexo à nova Portaria nº 349-D/2013, mas é principalmente uma necessidade para recolher dados da instalação elétrica e tomar decisões no sentido de otimizar/melhorar a eficiência energética de um edifício e, assim, reduzir a fatura elétrica e igualmente a pegada de CO2. 


Este pode ser um factor chave para a competitividade das empresas e instituições, pois permitirá aferir e ajustar os custos de produção/exploração à sua atividade comercial e institucional.


Nesse sentido a Infocontrol tem uma oferta que vai ao encontro das diversas necessidades/realidades existentes em cada instalação, seja apenas uma simples monitorização local ao quadro da energia ou um sistema central de monitorização de consumos.


energiapagina



















Contadores de energia eléctrica



energia1energia2 









O RECS define que existam contagens de consumo elétrico nas principais cargas num edifício, sendo definido por exemplo no âmbito da climatização que todas as unidades com potência elétrica superior a 12 kW tenham uma contagem de energia permanente. E isso é conseguido com contadores de energia elétrica que fazem uma totalização constante desse consumo.


Os contadores de energia são assim uma ferramenta obrigatória e essencial na monitorização contínua do estado da instalação elétrica.


Os contadores de energia SAIA-Burgess, comercializados pela Infocontrol, são uma solução técnica adequada a um preço competitivo, podendo não só disponibilizar no display LCD o valor total de consumo, mas igualmente valores instantâneos de tensão, corrente e potência ativa.


Os contadores de energia da SAIA-Burgess podem ser interligados a soluções centrais de gestão de energia ou em sistemas de Gestão Técnica Centralizada, incorporando para tal saídas por impulsos

– com resoluções até 1 impulso por cada Wh

– ou interfaces de comunicação série em Modbus

– protocolo mais comum nos sistemas de controlo

- em M-Bus

– protocolo standard normalmente utilizado em contadores elétricos, entalpia e água

– e S-Bus

– protocolo da SAIA-Burgess.


 Características:


- Monofásicos ou Trifásicos


- Medição directa ou via TI’s


- Versões especiais com contagem bidirecional permitindo assim monitorizar a energia consumida e a energia              produzida, no caso de existência de produção de energia.


- Display LCD com informação de totais de consumo ou multifunções


- Saída por impulsos ou comunicação série


- Possibilidade de certificação MID


- Compacto com Montagem em calha DIN


Para conhecer melhor a gama de contadores SAIA-Burgess, visite o link:

 http://www.infocontrol.pt/191/contadores-energia.htm



Concentradores de impulsos



energia3 
















Em instalações em que já existam contadores com saídas por impulsos e sem qualquer interface de bus, os mesmos podem ser integrados nas soluções de gestão de energia e de GTC via os concentradores de impulsos PCD7.H104. Um exemplo prático desta necessidade é a remodelação de um edifício, onde já existam contadores instalados inicialmente previstos apenas para uma visualização local do consumo e por isso sem qualquer interface de rede.


Desde que os contadores tenham uma saída por impulsos SO, não existem quaisquer limitações de integração, seja pelo tipo de contadores (eléctricos, entalpia, água,…) ou pelo fabricante dos mesmos.


Características


- Integração de 4 ou 8 impulsos


- Registos em Modbus ou S-Bus




BeEnergy – Solução desenvolvida pela Infocontrol para monitorização de consumos



energia4 












Seja por obrigação legal, no âmbito do RECS, ou por necessidade de monitorizar o estado da instalação, um sistema de monitorização de consumos é uma ferramenta essencial, permitindo perceber em tempo real como a energia está a ser utilizada e que medidas poderão ser implementadas para tornar a instalação mais eficiente.


De forma a ultrapassar os condicionalismos habituais de soluções proprietárias, a Infocontrol desenvolveu uma solução própria de monitorização de consumos, o BeEnergy, que permite a integração de contadores multi-marca e que não necessita de qualquer PC dedicado com software e licenças onerosas. A gestão do sistema e o registo de dados são feitos pela própria unidade de controlo do BeEnergy e o acesso ao sistema é feito exclusivamente com ferramentas standard do dia-a-dia como browsers de internet e Excel. 


Esta democratização de acessos permite uma mais fácil partilha de informação de consumos da instalação, contribuindo para uma maior consciência energética por parte de todos os utilizadores e uma melhoria dos hábitos de consumo. Está comprovado que o conhecimento dos consumos leva a que as pessoas comecem a mudar hábitos, conduzindo a reduções que poderão ser de 15% ou até mais significativas.




O BeEnergy pretende simplificar as soluções de monitorização de energia existentes no mercado, indo ao encontro dos principais requisitos dos responsáveis de exploração e de gestão de uma empresa: 


- Ter uma noção dos consumos da instalação e respectivos custos, já considerando os tarifários contratados



energia5 

 











-Visualizar graficamente os perfis de consumo


energia6 energia7











-Ter os dados sempre disponíveis para tratamento em ferramentas de cálculo como o Exel. 



energia8 











É uma plataforma aberta ao ponto de poder integrar em simultâneo tanto novos contadores como contadores já existentes na instalação, rentabilizando desta forma anteriores investimentos já realizados. É compatível com os principais protocolos do mercado como o Modbus e o M-Bus, podendo ainda integrar contadores com saída por impulsos. E não está limitado a contadores de energia eléctrica, podendo integrar igualmente contagens de água, gás, entalpia, entre outras.


E podem ser implementadas funcionalidades adicionais, nomeadamente:



- Acesso remoto via 3G


energia9 









-Template em Excel com resumo mensal de consumos e custos por contador


energia10 
















- Aplicação para recolha automático dos dados (consumo, tensão, corrente e potências) para BD em SQL


- Rotinas de controlo e monitorização adicionais 


Contacte-nos




-





* Campo de preenchimento obrigatório
Pretendo subscrever a Mailing List

Pesquisar

Newsletter

Receba as nossas notícias no seu e-mail