A carregar...

Solução de GTC Infocontrol ajuda Fundação de Serralves a obter certificação ambiental pioneira

Solução de GTC Infocontrol ajuda Fundação de Serralves a obter certificação ambiental pioneira

"Serralves acaba de se tornar na primeira fundação do país a conseguir o registo no Sistema de Eco-Gestão e Auditoria da União Europeia (EMAS - Eco-Management and Audit Scheme).


O EMAS é um mecanismo de adesão voluntária, desenvolvido pela União Europeia e destinado a empresas e organizações que querem comprometer-se a gerir, avaliar e melhorar o seu desempenho ambiental de uma forma proativa.


Para alcançar esta meta, Serralves assinou um protocolo com a Agência Portuguesa do Ambiente e desenvolveu, nos últimos anos, uma série de ações de avaliação e melhoria do desempenho ambiental: um exaustivo levantamento ambiental, a implementação de um sistema de gestão ambiental, a definição de uma política ambiental e a elaboração de uma declaração ambiental que divulga anualmente informações relativas ao desempenho de Serralves nesta área."*


Uma das medidas adotadas no âmbito destas ações de melhoria de desempenho ambiental foi a implementação de um sistema de gestão técnica centralizada, levada a cabo pela Infocontrol.


Solução de GTC implementada

Durante o ano de 2011 realizou-se a remodelação do sistema de controlo dos edifícios da Fundação de Serralves, em serviço há cerca de 15 anos. O sistema de controlo existente, apesar de ainda em funcionamento, não ia ao encontro do pretendido pelo cliente ao nível das comunicações – funcionava sobre rede dedicada a uma velocidade muito reduzida - e ao nível da integração em aplicação central – necessidade de integração em SCADA sobre OPC.

Requisitos do cliente para o novo sistema:
- Utilização da rede estruturada existente, facilitando a instalação e permitindo maiores velocidades de comunicação entre unidades de controlo e com o SCADA;
- Integração de tecnologia GPRS, de modo a interligar unidades dispersas pela Fundação que não tinham qualquer ligação física com o edifício principal;
- Possibilidade de acesso remoto, para monitorização e comando do sistema.

Além destes requisitos, havia um requisito mandatório: a utilização dos quadros elétricos existentes com uma intervenção quadro a quadro, sem que se colocasse em causa a atividade normal da Fundação de Serralves.


Visto que o sistema existente não permitia a atualização para cumprimento destes requisitos, foi feita uma consulta ao mercado, tendo a Infocontrol sido convidada para apresentar proposta.

A avaliação técnica foi critério importante na decisão pela solução de GTC da Infocontrol, tendo sido reconhecido nas tecnologias Web e IT incorporadas em todos os autómatos SAIA um importante valor acrescentado para a exploração e manutenção atual e futura do sistema de controlo e, igualmente, uma garantia de continuidade de serviço mesmo após o ciclo de vida habitual de um equipamento de 15 a 20 anos.


Os efeitos práticos da implementação da solução de GTC e de outros processos, já são traduzíveis em números. Em 2012 a Fundação de Serralves conseguiu obter uma redução de consumos considerável. O consumo de energia elétrica e gás natural teve uma redução de 17,6%. O consumo de água baixou 19,4% e as emissões diretas de CO2 foram reduzidas em 24,6%.

* Fonte: Diário Digital


Saiba mais sobre a solução de GTC da Infocontrol

Contacte-nos




-





* Campo de preenchimento obrigatório
Pretendo subscrever a Mailing List
Produtos

Pesquisar

Newsletter

Receba as nossas notícias no seu e-mail